quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Entenda como Genebra se tornou palco de negociações históricas

Cidade suíça palco da 'diplomacia difícil' abriga conferência sobre a Síria.
País acolheu tratativas sobre guerras mundiais e programa iraniano.

Tradição pacífica
A cidade suíça de fato tem uma forte tradição quanto o assunto é negociar a paz. Após os horrores da Primeira Guerra Mundial, Genebra foi escolhida - com pequena margem sobre Bruxelas - como sede da então recém-criada Liga das Nações, órgão cuja missão era impedir a eclosão de um novo conflito.
As expectativas quanto à Liga eram enormes na época, explica David Rodogno, historiador no Instituto Graduado de Genebra. "(Isso) porque muitos líderes internacionais achavam que a 1ª Guerra seria a última. Então 1919 e 1920, os primeiros anos da Liga, eram certamente anos de esperança".
Mas o órgão não conseguiu impedir a Segunda Guerra. Em vez disso, tornou-se a "casa'"da ONU na Europa, e as negociações de paz se tornaram frequentes. Os motivos são variados: a neutra Suíça é um país-sede aceito por todos; e, numa questão mais prática, o voo para Genebra é fácil tanto de Moscou como de Washington.

Art deco
Hoje, pouco mudou no "Palácio das Nações", obra em art deco criada para abrigar a Liga das Nações.
Imponentes corredores de mármore levam a salas cuidadosamente desenhadas, cada uma doada por um Estado-membro e decorada com as iniciais L e N nas portas. "É um lugar maravilhoso para trabalhar", diz Michael Moller, diretor-geral da ONU em Genebra, sobre seu escritório no salão holandês, que data de 1935 - atmosfera necessária no momento, em meio aos preparativos para a conferência síria.
Uma dor de cabeça é a supervisão do primeiro dia de negociações, que está sendo realizado nesta quarta-feira (22) na localidade próxima de Montreux.
"Declaramos Montreux um subúrbio da ONU (durante o encontro)", diz Moller. "O motivo é que estará acontecendo uma enorme conferência de relojoeiros suíços em Genebra - algo que obviamente tem preferência na Suíça, por ser nosso ganha-pão".
Por isso, toda a estrutura de um grandioso evento da ONU foi movida a Montreux, incluindo uma gigantesca operação de segurança que envolve a polícia e o Exército suíços. O espaço aéreo da cidade será fechado, e suas estradas, bloqueadas.
Negociações
Na quinta-feira (22), o aparato será levado de volta a Genebra, onde representantes do regime sírio e da oposição serão colocados frente à frente pela primeira vez. Moller espera que os arredores, com sua longa tradição de fomento à paz, sirva de estímulo às negociações.
"Estas paredes respiram história, e você sente isso ao andar pelos corredores", filosofa. "Não me lembro de nenhuma grande reviravolta no último século que não tenha vindo parar aqui - (os conflitos nos) Balcãs, no Oriente Médio, no Chipre, no sudeste da Ásia".
Por conta disso, é raro encontrar um diplomata que não tenha se hospedado no Hotel Intercontinental de Genebra em algum momento da carreira. "(Henry) Kissinger, (Andrei) Gromyko, (Ronald) Reagan, (Mikhail) Gorbachev... e mais recentemente, os diálogos sobre o programa nuclear iraniano", diz Jurgen Baumhoff, gerente do hotel. "Se essas paredes falassem, teriam muito a dizer".
No 18º andar do hotel, Baumhoff oferece o que espera ser o ambiente ideal para conversas diplomáticas informais - mas muitas vezes cruciais - fora das salas de negociação oficiais.
"Estas portas são sólidas", diz ele. "Você pode dar privacidade (aos negociadores) no momento em que quiser". Será que o ambiente favorecerá que governo e oposição sírios encontrem um meio-termo? "Nosso lema é: nada é impossível", agrega Baumhoff.
Assim, por quase um século, Genebra tem sido a cidade escolhida pelo mundo para a diplomacia difícil e - espera Michael Moller - o lugar onde ainda persiste a esperança de pôr fim ao sangrento conflito sírio.
"Todos estamos cruzando os dedos. Se não (houver acordo), não será um bom presságio para nossos pobres amigos na Síria".

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/siria/noticia/2014/01/entenda-como-genebra-se-tornou-palco-de-negociacoes-historicas.html 
















Sala de negociações em Genebra pode decidir futuro para a paz na Síria (Foto: AFP)

No vídeo abaixo, um pouco da cidade de Genebra


Nenhum comentário:

Postar um comentário