
Arquitetura, Arte, História, Pensamentos , Reflexões... "A gente precisa sentir que a vida é importante, que é preciso haver fantasia para poder viver um pouco melhor."(OSCAR NIEMEYER)
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Resultado das primeiras eleições do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo

quarta-feira, 26 de outubro de 2011
140 anos da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul
A exposição Conhecimento é Poder será aberta ao público dia 4 de novembro, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea do RS. Textos, fotografias, lei de criação, atas e correspondências estão entre os materiais que ficarão expostos até 4 de dezembro.
A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro, durante o reinado de Dom Pedro II. Em 30 de março de 1871, o deputado João Pereira da Silva Borges Fortes Filho apresentou à Assembléia Provincial do Rio Grande do Sul um Projeto de Lei pedindo a criação de uma biblioteca oficial. O projeto foi aprovado e transformado em Lei n° 724 de 14 de abril do mesmo ano, tendo sido sancionado pelo então presidente da Província, Francisco Xavier Pinto de Lima.
Em 21 de janeiro de 1877 a BPE foi instalada e aberta ao público possuindo 1809 obras em 3.566 volumes. Seu diretor e principal organizador foi o Dr. Fausto de Freitas e Castro.
Em 1906, a biblioteca é anexada administrativamente ao então recém criado Arquivo Público. Em 1912, inicia-se a construção da primeira etapa do prédio da BPE. Em 1915, já autônoma, transfere-se para a sede atual na rua Riachuelo, esquina General Câmara (antigamente conhecidas como rua do Cotovelo e Rua do Ouvidor). O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência a 07 de setembro de 1922.
Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Em 2000, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
terça-feira, 25 de outubro de 2011
2º Seminario Ibero-americano Arquitetura e Documentação - Belo Horizonte - MG
Este evento, em sua segunda edição, vem discutir a rica relação entre a Arquitetura e a documentação, pretendendo desencadear também uma discussão sobre a situação da pesquisa na área da História da Arquitetura e do Urbanismo na América Latina, que nos últimos anos tem passado por mudanças significativas, retomando a consulta a fontes primárias e refazendo versões tradicionais da historiografia dominante.
O Encontro se organiza em conferências, mesas redondas, apresentações de comunicações e exposição de estudos de caso (em painéis), estruturados a partir dos seguintes eixos temáticos:
Eixo temático 1 – A preservação documental: o desafio dos arquivos de arquitetura.
– Arquivos, bibliotecas, escritórios de arquitetura: a gestão da informação
– Restauração de documentos: a memória de uma sociedade
– Conservação preventiva
– Políticas de fomento: preservação de acervos documentais
– Preservação digital, digitalização de acervos documentais e sua gestão
– Sistemas de documentação para preservação de acervos
– Arquitetura para museus e arquivos
– Acesso à informação e inclusão social
Eixo temático 2 – Arquitetura e documentação: a pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo.
– A pesquisa na área da história da Arquitetura e do Urbanismo
– Historiografia e documentação: a redescoberta das fontes documentais
– O edifício como documento
– A escrita da História da Arquitetura entre texto e imagem
– História e projeto arquitetônico como práticas reflexivas
– História da Arquitetura e preservação do patrimônio
Eixo temático 3 – Técnicas construtivas e documentação
– Pesquisa e documentação das técnicas tradicionais: estado da arte
– Os inventários das técnicas tradicionais
– Mestres artífices: o saber-fazer tradicional da arquitetura tradicional
– O ensino das técnicas tradicionais
– Técnicas contemporâneas e sua documentação.
O evento se realiza nos dias 02, 03 e 04 de novembro.
Site do Evento: http://www.forumpatrimonio.com.br/2011/
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/jornal/events/read/520
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Encontro de Educação e Patrimônio Cultural em Porto Alegre
É com essa idéia que nos dias 3 e 4 de novembro, o Departamento de Educação Patrimonial da Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS promoverá o Encontro de Educação e Patrimônio Histórico: estratégias para o desenvolvimento de cidades na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Com objetivo de contribuir para ampliar o debate entre representantes de órgãos públicos, pesquisadores, profissionais e estudantes acerca da valorização do patrimônio cultural como eixo de transformação e desenvolvimento das cidades, o evento será composto por conferências e debates entorno das políticas públicas, ações das comunidades e pesquisas acadêmicas na área. As inscrições estão abertas e o evento conta com o apoio dos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS, da UFRGS. Para inscrições e mais informações entrar em contato pelo email: educacaopatrimonial@sph.ufrgs.br ou pelo telefone 51-33084217.
Mais informações no site:
http://www.predioshistoricos.ufrgs.br/
Fonte da noticia:
Faculdade de Medicina da UFRGS
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Novas cores na Rua da Ladeira em Rio Pardo - RS
A pintura de 19 prédios históricos da Rua da Ladeira, primeira via calçada do Rio Grande do Sul, construída por escravos em 1813, começou no último sábado com o início dos trabalhos do Projeto Tudo de Cor para Rio Pardo, das Tintas Coral. A programação do dia incluiu atividades como carreata, show e almoço e culminou com a pintura simbólica da casa número 257, de Erialdo Antônio Corrêa Lima e de sua esposa, Silvia Bittencourt Lima, ao som da Banda Marcial Fortaleza. A estrutura de 332 metros quadrados está com a família Lima desde 1992, mas a construção data de 1816, conforme registro imobiliário da prefeitura.
Todas as paredes externas do imóvel serão pintadas, o que facilitará no atual processo de restauro. As instalações abrigaram um restaurante e uma locadora e eram conhecidas como a Casa do Turista, mas hoje estão fechadas para obras. “É bastante oneroso manter e conservar uma construção antiga, por isso, comemoramos essa pintura”, diz Silvia. A atividade de embelezamento também atingirá a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Além da indústria de tintas, a iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Lojas Quero-Quero e Pincéis Atlas.
Fonte:
http://www.defender.org.br/rio-pardors-novas-cores-na-rua-da-ladeira/
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Bonde com Cafeteria em Santos - SP
Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos (PMS) e o Museu do Café, o bar será instalado no veículo doado pela cidade italiana de Turim, que o utilizava como restaurante. Climatizado e devidamente adaptado, contará com novos bancos, mesas e balcão, onde serão servidos diversos tipos de cafés, os mesmos que são comercializados na Bolsa Oficial do Café da cidade. Externamente será decorado com motivos alusivos à famosa rubiácea, como folhas, grãos, sacas de exportação do produto etc. A previsão é que a unidade comece a circular no início de 2012.
Mais informações no link:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Pelotas/RS – Restauro na Piratinino
Subsidiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a revitalização envolve as secretarias de Qualidade Ambiental e de Gestão Urbana. Depois de pronta, a caixa d”água da Piratinino voltará a auxiliar no abastecimento da cidade, além de complementar o patrimônio histórico e turístico da região. “Estamos terminando a obra e a previsão é de que seja inaugurada na última semana de outubro ou no início de novembro. Ela está praticamente pronta, mas, quando se trata de restauro, surgem coisas não previstas e, por isso, tivemos que encomendar mais projetos”, diz a arquiteta Helenice Couto. Segundo ela, falta concluir um trecho de pavimentação, pintura, parte elétrica e alguns ajustes.
http://www.defender.org.br/pelotasrs-restauro-na-piratinino-em-fase-final/
Foto: brenocbauer