domingo, 7 de janeiro de 2018

Um pouco da história da Igreja Matriz Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul

Nas imagens abaixo, o ilustre historiador de Encruzilhada do Sul, Sr. Humberto Fossa, já falecido, conta um pouco da história da Igreja Matriz Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul, desde a o início da construção em 1866, através do mestre francês Francisco Haliot, até seu término, em 1889, pelas mãos do construtor italiano Antônio Labriola, o historiador conta um pouco da história do prédio que é o maior símbolo arquitetônico e fonte irradiadora da expansão urbana da cidade.

As imagens são digitalizadas. A fonte de origem foi publicada nas edições do Jornal do Sudeste, entre Junho e Dezembro de 1992.






























Foto atual da Igreja - Fonte: do autor

4 comentários:

  1. Gratidão pelos relatos....Ficamos emocionadas com alguns detalhes da historia da Igreja, minha tia Nayr Meirelles Peixoto....bisneta de Francisco Hailliot... e eu...sua tataraneta.
    Para cobtribuir: Francisco Halillot e Marie Henriette, ambos franceses....ele de Bordeaux e ela de Marselha...vieram para o Brasil em funçao da situaçao politica existente na França. Tiveram maisde filhos, nao somente dois , como relatado nos textos acima.Julia Malvina Hailliot Tavares....e Francisca Emilia Hailliot, avó materna de minha tia citada acima. Ela esta atualmente com 92 anos e lembra com detalhes da historia de sua familia. Temos fotos de varios familiares....filhos e netos de Francisco Hailliot...e Henrriete....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo excelente comentários e esclarecimentos sobre a história da família Hailliot.

      Excluir