sábado, 6 de junho de 2020

Cidade mais antiga do Tocantins completa 286 anos e ruína de igreja construída por escravos passa por revitalização

Natividade fica na região sudeste do Tocantins e é parte do patrimônio histórico nacional. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos não chegou a ser concluída.

O município de Natividade, o mais antigo de todo o Tocantins, completa 286 anos nesta segunda-feira (1º). A cidade é parte do patrimônio histórico nacional e é conhecida pela arquitetura colonial e as ruas com pedras batidas. Uma das estruturas mais simbólicas da cidade está passando por uma revitalização, a ruína da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O prédio nunca chegou a ficar pronto. Ele começou a ser construído por escravos no século XVIII, mas apenas as paredes e os arcos ficaram prontos. Mesmo assim, a igreja acabou se tornando um símbolo do estado.

A obra está sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e deve custar aproximadamente R$ 348 mil. A ideia é estabilizar a estrutura e tratar as superfícies. O canteiro de obras é aberto para que a população possa acompanhar o trabalho de perto.O trabalho deve durar três meses.

A cidade foi inspiração para cenários e personagens da novela O Outro Lado do Paraíso, produzida pela Rede Globo em 2018. Uma das referência era a enigmática personagem Mercedes, interpretada por Fernanda Montenegro e inspirada em Dona Romana. O município também serviu de locação para séries e filmes é conhecido como a terra do ouro, da religiosidade e também é lá que se produz o biscoito Amor Perfeito, muito popular em todo o estado.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/06/01/cidade-mais-antiga-do-tocantins-completa-286-anos-e-ruina-de-igreja-construida-por-escravos-passa-por-revitalizacao.ghtml










Crédito: Prefeitura de Natividade










Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Crédito: Prefeitura de Natividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário