quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Vikings chegaram às Américas quase 500 anos antes de Colombo, revela estudo

Pesquisa em sítio arqueológico no Canadá mostra que um grupo de vikings habitou a região há exatos mil anos.

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que os vikings chegaram às Américas quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

Há 60 anos, um casal de exploradores noruegueses descobriu um sítio arqueológico chamado de “L' Anse aux Meadows”, no nordeste do Canadá. Lá, encontraram vestígios de pelo menos sete casas, muito parecidas com as que os vikings faziam. Os pesquisadores também encontraram muitos objetos que definitivamente eram vikings, como uma abotoadura de bronze que eles usavam para fechar os casacos.

É o único sítio arqueológico viking encontrado no continente americano, hoje uma atração turística. Há anos os cientistas tentam entender em que momento da história eles habitaram esse lugar.

A nova pesquisa analisou três pedaços de madeira usados na construção. Para saber a idade de um pedaço de madeira, os cientistas analisam a concentração de carbono 14. Funciona assim: toda árvore enquanto está viva absorve carbono 14 da atmosfera. Quando a árvore morre, acontece o contrário, ela vai perdendo, todo ano, carbono 14, na mesma quantidade.

Então, se os cientistas descobrem quanto carbono 14 ainda tem numa árvore morta, eles descobrem quando a árvore foi cortada.

Em entrevista ao Jornal Nacional, o geólogo holandês Michael Dee, um dos responsáveis pela pesquisa, diz que esse método não é muito preciso, mas que uma nova descoberta deu aos cientistas o poder de saber exatamente quando a árvore foi cortada, porque, em alguns momentos da história, houve tempestades solares raras. As explosões no Sol aumentaram a concentração de carbono 14 na Terra naquele período.

No microscópio, o pesquisador percebeu que a madeira apresentava marcas de uma tempestade solar que aconteceu no ano 992. E as árvores formam um novo anel por ano. Assim, os pesquisadores determinaram que a árvore foi cortada por um machado viking precisamente no ano de 1021, há exatos mil anos, que foi quando essa vila existiu.

Cem anos antes disso, os vikings colonizaram a Islândia, pequena ilha do Atlântico Norte. As sagas islandesas escritas no século 13 falam de um explorador chamado Leif Ericson, que teria saído da Islândia e encontrado um novo mundo.

Pesquisadores acreditam que seja “L' Anse aux Meadows”. As sagas narram encontros com os povos nativos, mas ninguém sabe o quanto das narrativas fantásticas é mito ou realidade.

Estudos sugerem que um grupo de 100 pessoas morou lá por até 13 anos e depois abandonou tudo e foi para a Groenlândia.

Michael Dee diz que temos agora pelo menos um fato: uma data para esse conto de fadas, que prova que 470 anos antes de Cristovão Colombo colocar o pé na América, um viking foi o primeiro europeu a chegar no Novo Mundo.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/10/21/vikings-chegaram-as-americas-quase-500-anos-antes-de-colombo-revela-estudo.ghtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário