No passeio, além de ver os casarões onde viveram colonizadores e ainda vivem famílias de descedentes de imigrantes italianos, os visitantes podem andar de carroça, tirar água de poços e degustar produtos coloniais como vinhos, queijos, salames e biscoitos caseiros.O roteiro conta com cinco casarões, uma igreja e uma cantina de degustação de vinho na localidade de Campestre, a poucos quilômetros de distância do centro de Sobradinho.
Os casarões são propriedades particulares e recebem visitação de grupos de pessoas, mediante agendamento.A criação da Rota dos Casarões foi uma iniciativa do poder público, com o objetivo de fomentar o turismo rural, familiarizando as pessoas do meio urbano com a vida na zona rural.Com isso, as famílias envolvidas no projeto também passaram a ter uma alternativa de renda, isto com todas as vantagens de autoestima na promoção dos próprios valores, evidenciando a cultura de seus antepassados.
Os Casarões do Roteiro
Casarão Nilo Puntel
Construído em 1917 com porão de pedras irregulares unidas com barro e madeira tirada da mata nativa da localidade. É um exemplo da arquitetura do Vêneto, região norte da Itália.
Casarão Francisco Puntel
Construído em 1915, feito por Francisco Puntel e seus filhos. As tábuas da construção foram retiradas do mato e serradas a mão. No local, encontra-se o Museu da Tia Helena. O acervo expõe objetos usados pelos imigrantes italianos da localidade.
Sementes Cereta
Propriedade que produz feijão preto e industrializa sementes do produto cultivado nas terras da família. Conta com uma cantina de degustação de vinho e bolo de feijão.
Casarão dos Cella
Construção de 1900, feita com pedras e tijolos artesanais, unidos com barro. No interior da casa podem ser observados utensílios que eram utilizados pelos imigrantes italianos. No porão está a cantina, com vinho colonial, queijo e salame para degustação.
Capela La Consolata
A capela foi construída na terra doada por Pedro Piccin e inaugurada em 1919. Na visita ao templo é reproduzido o tiro de morteiro que na época era utilizado para chamar a comunidade para a missa.
Casarão Raminelli
Foi construído por Paulo Valentim Puntel e Mariana Puntel em 1922. Oferece aos visitantes café colonial, ao som de um coral cantando músicas italianas. O casarão conta ainda com venda de produtos coloniais. O visitante pode também andar de carroça.
Casarão da Família Lago
Construída em 1919, apresenta cozinha separada, retratando um costume da época.Na propriedade há também horta e jardins com flores e hortaliças que podem ser adquiridas pelos visitantes.
Rota dos Casarões
Onde: Sobradinho, na Comunidade do Campestre _ 7 km do Centro
Visitação: aberta para grupos de no mínimo 15 pessoas com agendamento
Valor: R$ 40 por pessoa
Informações: (51) 3742-1098, ramal 247, prefeitura de Sobradinho
http://www.sobradinho-rs.com.br/site/
Capela La Consolata
Casarão Cella
Casarão Lago
Casarão Puntel
Bhá que interessante Eder,
ResponderExcluirNão sabia que eles estavam organizando uma rota em Sobradinho!
Maravilha pra ir visitar num feriadinho...
=)
É vero, mais aqui: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/
ResponderExcluir