segunda-feira, 18 de março de 2019

Histórico casarão de Porto Alegre vai virar centro cultural. Mas só uma vez por mês

Empresa que venceu licitação para ocupar e restaurar a Casa da Estrela deve iniciar as obras em seis meses.

Protegida como patrimônio cultural da cidade, a Casa da Estrela, construída em 1946, hoje desabitada e malcuidada no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, vai virar centro cultural ainda neste ano.

A empresa Surya venceu a licitação para ocupar e restaurar o casarão da Rua Camerino – o imóvel foi repassado ao município em 2009, após um acordo com a proprietária. Embora preveja uma reforma de R$ 600 mil, o projeto, por enquanto, não é lá muito empolgante.

Clarice Ficagna, sócia da Surya, diz que a Casa da Estrela deverá ser aberta ao público uma vez por mês para saraus, exposições de arte e outros eventos culturais. No restante do tempo, ela servirá apenas de sede à empresa. 

O casarão em estilo neocolonial tem 165 metros quadrados e chama atenção pela vasta escadaria que cerca o imóvel. Com uma enorme estrela pintada no piso do jardim, a casa passou por uma reintegração de posse em novembro – na época, um casal que morava havia dois anos com uma criança no imóvel aceitou deixar o local.

As obras na Casa da Estrela devem começar daqui a seis meses e se estender até o fim do ano.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/paulo-germano/noticia/2019/03/historico-casarao-de-porto-alegre-vai-virar-centro-cultural-mas-so-uma-vez-por-mes-cjtel8us804bs01uj5thsyl5y.html










Com 165 metros quadrados, imóvel em estilo neocolonial foi construído em 1946
Maria Ana Krack / PMPA

Um comentário: