Dezesseis cidades estadunidenses estão agrupadas no NACTO, uma
organização que busca melhorar o transporte, público ou privado, e o
desenho das ruas para que estas se foquem nas necessidades reais das
pessoas.
Para conseguir isso, acabam de lançar o
“Guia de Desenho Urbano de Ruas”, um documento que apresenta ferramentas
e técnicas para fazer cidades com ruas mais habitáveis, seguras e mais
atrativas em termos comerciais. Por isso, o guia funciona como um
roteiro para que outras cidades possam implementar estratégias que já
tem dado certo.
O guia trata de seis temas: Ruas,
Intersecções, Elementos de Desenho de Ruas, Elementos de Desenho de
Intersecções, Estratégias de Desenho Provisórias e Controles de Desenho:
Em relação ao primeiro item, propõe os seguintes seis princípios para o desenho das ruas
O
guia também orienta sobre como devem ser as intersecções, entendendo
que um bom desenho faz com que o trânsito seja mais intuitivo e que se
criem espaços de encontro para as pessoas.
Para os
Elementos de Desenho de Ruas, o guia propõe que os encarregados não
apenas levem em conta o ponto de origem das viagens das pessoas, mas
também que avaliem o ponto de destino. Assim, poderão considerar quais
elementos são necessários durante o trajeto e também para chegar de um
ponto até o destino final, com o objetivo de tornar os deslocamentos
mais seguros.
Tendo em conta que as intersecções são pontos críticos no desenho das
cidades, uma vez que concentram vários meios de transporte, faz-se
necessário desenhar cruzamentos que cumpram certos padrões que permitam
uma mobilidade segura e melhorem o espaço público do entorno.
As
Estratégias de Desenho Provisórias são um conjunto de ferramentas e
táticas que as cidades podem utilizar para melhorar suas ruas e espaços
públicos em curto prazo. Como em alguns casos os vizinhos estão
envolvidos, o projeto pode ser implementado numa fase de teste mais
rápida e com menor custo, o que permite que se experimentem várias vezes
antes que se instale a versão definitiva. Exemplos disso já foram
dados, como a transformação de um estacionamento de automóveis em outro
para bicicletas, ou mesmo a transformação de certas ruas para circulação
exclusiva de pedestres em determinados horários.
Finalmente, o último grande tema são os Controles de Desenho,
parâmetros que focam nos projetistas no momento de iniciar a
reconstrução ou o redesenho de uma rua. Um dos fatores que devem
considerar é a velocidade, já que o guia defende que existem certas
autoestradas rodovias construídas há vinte anos que têm um desenho que
leva as pessoas a dirigir em maiores velocidades. Em longo prazo, isso
afeta a qualidade de vida dos bairros mais próximos, e faz necessário
mudar o desenho das ruas para que sejam mais seguras.
Constanza Martínez Gaete. "Guia de desenho urbano de ruas: Uma nova proposta pensada nas pessoas" 01 Dec 2013. ArchDaily. Accessed 2 Dez 2013.
Artigo original via Plataforma Urbana
Tradução: Gabriel Pedrotti. Equipe ArchDaily Brasil.
Tradução: Gabriel Pedrotti. Equipe ArchDaily Brasil.
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/01-157119/guia-de-desenho-urbano-de-ruas-uma-nova-proposta-pensada-nas-pessoas
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