Arquitetura, Arte, História, Pensamentos , Reflexões... "A gente precisa sentir que a vida é importante, que é preciso haver fantasia para poder viver um pouco melhor."(OSCAR NIEMEYER)
sábado, 24 de setembro de 2011
O ministério Público e a defesa do Patrimônio Histórico
Patrimônio Histórico-Cultural de Bagé - RS
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Camboja reconstrói templo do século XI
No início do século XX, a edificação, construída no século XI, havia sido coberta pela mata. O trabalho de restauro começou com uma grande limpeza, e logo ficou claro que a estrutura do templo, em areia, não teria mais condições de suportar as pedras da fachada, que já tinham começado a desmoronar. A solução foi remover os 300 mil paralelepípedos de arenito – de 500 kg a 1 tonelada cada –, numerá-los, reforçar a estrutura interna da pirâmide e depois recolocar as pedras no lugar de origem.
Mais informações no site:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/camboja_reconstroi_templo_do_seculo_xi.html

Capela de São Luiz do Paratinga, em São Paulo, é Reconstituída
A reinauguração ocorre durante as comemorações dos 197 anos da capela, na tradicional Festa das Mercês. Nesta edição, o evento receberá a presença da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
A cerimônia de entrega da capela ocorre às 15h do dia 25 de setembro, na Rua Coronel Domingues de Castro, no Centro da cidade.
Fonte:
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Vídeos sobre Arquitetura Sustentável
domingo, 11 de setembro de 2011
Município de Candelária projeta Parque no Morro Botucaraí
Fonte:
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=346&Caderno=0&Noticia=336802

Foto: Odete Jochims
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Seminário Internacional - 10 Anos do Estatuto das Cidades
Mais Informações no Site do Ministério das Cidades:
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Iphan - Política Nacional de Educação Patrimonial
Os participantes do II ENEP - Encontro Nacional de Educação Patrimonial: perspectivas para a construção de uma política nacional já estão colhendo os frutos dos trabalhos realizados entre os dias 17 e 21 de julho, em Ouro Preto - MG, durante o do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, por exemplo, está elaborando duas portarias com diretrizes para as ações educativas no âmbito da instituição.
Um grande incentivo na construção de uma Política Nacional de Educação Patrimonial é a inclusão de uma atividade de Educação Patrimonial no Programa Mais Educação do Ministério da Educação, a partir da participação deste ministério no II ENEP e da mobilização da platéia neste sentido. Outros participantes do encontro também têm relatado os desdobramentos do II ENEP, o que demonstra o princípio de uma mobilização nacional em prol da Educação Patrimonial.Para manter a participação de todos os interessados no tema da Educação Patrimonial, o Iphan está disponibilizando o Documento final II ENEP e recebendo suas contribuições, até do dia 30 de setembro para que o processo de elaboração dessa política continue a ser construído de forma coletiva e democrática.
Mais informações no site do Iphan:
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Casa do Povo de Vacaria, RS, Será Centro de Cultura
Mais informações no link abaixo:

domingo, 4 de setembro de 2011
Declaração Nacional do Valor Cultural do Rio São Francisco
A riqueza cultural do Rio São Francisco foi catalogada num inventário produzido pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com o documento, vai ser mais fácil preservar as manifestações folclóricas e religiosas das comunidades ribeirinhas.
Foram necessários três anos de pesquisa para que os técnicos do Iphan percorressem cerca de 1,6 mil quilômetros do São Francisco. O percurso que começou em Minas Gerais, onde ele nasce. Passou pela Bahia e por Pernambuco, até chegar à foz, entre Alagoas e Sergipe. Várias manifestações artísticas foram registradas nas mais de 90 localidades visitadas, como as carrancas das cidades mineiras.
Mais informações no site e no vídeo abaixo:
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Série Histórias do Brasil
Os temas, os lugares e as datas abordadas são: “Antes do Brasil”, em Cabo Frio, 1530; “Escravos no engenho”, na Bahia, 1574; “Guerra pelo açúcar”, em Pernambuco, 1645; “Entradas e Bandeiras”, no sertão da Capitania de São Vicente, 1690; “Ouro e cobiça”, em Ouro Preto, 1719; “Leituras perigosas”, no Rio de Janeiro, 1794; “O sangrador e o doutor”, no Rio de Janeiro, 1820; “Vida e morte no Paraguai”, em Tuiuti, 1866; “Propaganda e repressão”, no Rio de Janeiro, 1942, “O sonho de Juscelino”, em Brasília, 1958.
São dez episódios de cerca de 25 minutos, cada, que vão passar na TV Brasil, a partir do dia 5 de setembro, diariamente, às 22h. No dia seguinte à sua exibição, o capítulo estará na íntegra no site da Revista de História da Biblioteca Nacional.
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/na-rhbn/passado-revisto-na-televisao