terça-feira, 21 de abril de 2015

Brasília, Patrimônio Mundial, completa 55 anos

A Capital federal comemora, hoje, 55 anos de fundação. Criada a partir do projeto modernista de Lucio Costa, seu conjunto arquitetônico e urbanístico foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987 e inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 14 de março de 1990. A principal característica de Brasília é a monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora.
Para celebrar o aniversário de Brasília, o Iphan lançou duas publicações, neste ano, em homenagem a um dos mais expressivos conjuntos urbanísticos produzidos pelo homem moderno: o livro Projetos para Brasília 1927-1957, de Jeferson Tavares, e o Relatório do Plano Piloto de Brasília, do Iphan-DF. Ambas as publicações destacam o projeto ousado de Lucio Costa para a futura capital do Brasil, que sagrou-se vencedor do Concurso do Plano Piloto de Brasília, em 1957.
Ainda como parte das comemorações, está montada no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição Memórias Femininas na Construção de Brasília, que rememora a construção da cidade pelo olhar das mulheres que chegaram à capital, vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. O evento, que conta com o apoio do Iphan, irá promover atividades voltadas à participação das mulheres nos campos da política, da arquitetura e na moda no cenário brasiliense, tanto na década de 1960 como na atualidade.
Projetos para Brasília 
A publicação de Jeferson Tavares, resultado de sua pesquisa de mestrado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, em 2004, analisa tanto as curvas e formas intrigantes do projeto do pioneiro da arquitetura modernista no Brasil e vencedor do Concurso do Plano Piloto de Brasília, Lucio Costa, como também os outros 26 projetos participantes. 
O livro aborda, ainda, com riqueza e profundidade, as origens das ideias e conceitos do ponto de vista histórico, político e urbanístico que influenciaram a localização e configuração urbana de Brasília.
Clique no link aqui e saiba mais.
Relatório do Plano Piloto de Brasília
O Relatório do Plano Piloto de Brasília, escrito por Lucio Costa em 1956, foi relançado, no formato de livro, com o título Brasília, cidade que inventei – Relatório do Plano Piloto de Brasília, editado pela superintendência do Iphan-DF, em parceria com Secretaria de Cultura do Distrito Federal. 
A publicação traz o documento, na íntegra, que explica os conceitos que o arquiteto pensou e utilizou ao projetar a nova capital do país e que foi apresentado ao júri do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. A seleção foi lançada com o intuito de avaliar diversas propostas que trouxessem uma concepção moderna de cidade.
Clique no link aqui e saiba mais.
Serviço:
Exposição Memórias Femininas na Construção de Brasília
Data:
 Até 30 de maio
Local: Salão Negro do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios
Horários: De segunda a domingo, das 9h às 17h30
Entrada gratuita 











Fonte da Imagem: do site


Nenhum comentário:

Postar um comentário