domingo, 6 de março de 2016

UNESCO lança publicações sobre sítios arqueológicos e patrimônios mundial e imaterial no Brasil

Um livro pode nos levar a lugares longínquos, nos causar diferentes sensações e possibilitar variadas descobertas. Quando se une essa capacidade à vontade de viajar e conhecer belos lugares e que tenham valor extraordinário para a humanidade, a curiosidade é geral.
Duas publicações produzidas em coedição pelo escritório da UNESCO no Brasil e a Editora Brasileira e que priorizam as imagens – acompanhadas por breves textos (em português e em inglês) – reforçam o prazer das muitas viagens que começam nas páginas de um livro.
As publicações “Patrimônio da Humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais”, com textos de Marilúcia Botallo, fotos de Marcos Piffer e ilustrações de Paulo Von Poser, e “Sítios arqueológicos brasileiros”, com textos de Cristiane de Andrade Buco e introdução de Niède Guidon, foram lançadas semana passada. 
A primeira teve o patrocínio da Deicmar e da Cerâmica Portinari e a segunda, da Mineração Jundu/Saint Gobain. Ambas contam com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e poderão ser adquiridas nas Livrarias Cultura de vários estados e em grandes livrarias como Saraiva, FNAC, Travessa e outras.
Patrimônio da Humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais
Brasil possui hoje 19 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo 11 sítios do Patrimônio Cultural, sete sítios do Patrimônio Natural e um sítio na categoria de Paisagem Cultural, que é o Rio de Janeiro – o primeiro desta categoria em todo o mundo. Conheça aqui quais são os sítios brasileiros que estão na lista da UNESCO.
Eles são regidos pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, da qual o Brasil é signatário. Com imagens deslumbrantes, todos os sítios do país estão representados na publicação Patrimônio da Humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais.
Além desses bens, a publicação traz também informações e ilustrações sobre os itens brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Imaterial da UNESCO, que é regida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003.
São eles: Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpis, do Amapá; Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Bahia; Yaokwa, ritual do povo enauenê-nauês para a manutenção da ordem social e cósmica, Amazônia; Museu Vivo do Fandango, das comunidades costeiras do Sul e Sudeste do Brasil; Frevo, artes cênicas do carnaval de Recife, Pernambuco; Círio de Nazaré na cidade de Belém, Pará, e Roda de Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira. Mais informações sobre esses itens que fazem parte dessa outra lista da UNESCO você encontra aqui.
O objetivo da publicação é difundir os sítios que são patrimônio mundial no Brasil e os que estão na Lista do Patrimônio Imaterial como forma de valorizar e reforçar a importância cultural do país em sua região e em todo o mundo.
Sítios arqueológicos brasileiros
A exploração de sítios arqueológicos no Brasil traça novas hipóteses sobre a chegada do homem à América, questão que sempre desperta grande interesse não apenas dos estudiosos mas da sociedade em geral. Quem não quer saber mais sobre o passado da Humanidade?
Um dos principais sítios arqueológicos brasileiros, se não o principal, é o da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no sudeste do estado do Piauí, um dos pontos de estudo em que se descobriram vestígios de civilização datados de 40 mil anos. As escavações costumam revelar como aconteceu o povoamento dos espaços, os tipos de vida o homem levava e os aspectos culturais que eram relevantes na época.
A publicação fala da Serra da Capivara com destaque, mas mostra vários outros sítios arqueológicos noBrasil, apresentando ao leitor informações históricas e científicas sobre o planeta Terra, o Brasil e a cultura pré-histórica, além de oferecer opções de visitação a parques arqueológicos e paisagens naturais.
Livro: Patrimônio da Humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais
Textos de Marilúcia Botallo, Fotos de Marcos Piffer, Ilustrações de Paulo Von Poser
Formato: 31,5×23,5 cm; capa dura; 220 páginas

Livro: Sítios arqueológicos brasileiros
Textos de Cristiane de Andrade Buco, Introdução de Niède Guidon
Formato: 24,5×24,5 cm; capa dura; 200 páginas

Via ONUBr






Igreja de São Francisco de Paula. Image © Leandro Neumann Ciuffo, via Flickr. CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário