sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

No Dia do Arquiteto, reabre hotel projetado por Niemeyer

A ARQUITETURA, PARTE DAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS INTERNAS E ALGUMAS OBRAS DE ARTE FORAM RECUPERADAS.

Após um recesso que se estendeu por mais de duas décadas, reabriu nessa quinta-feira, 15 de dezembro, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, o célebre Hotel Nacional, que agora passou a se chamar Gran Meliá Nacional Rio. Por coincidência, a reabertura ocorreu no Dia do Arquiteto, também data de aniversário do autor de seu projeto, o arquiteto Oscar Niemeyer.
A iniciativa de recuperar a edificação de acordo com as características originais - que em 1988 foi declarada patrimônio do Rio - é da HN Participação e Empreendimento que investiu 430 milhões na empreitada.
Além da arquitetura também foram recuperados as obras de arte existentes no espaço e os jardins projetados por Burle Marx – o edifício foi inaugurado em 1972 e não tardou a se tornar um ícone, posição que desfrutou durante os anos 1970/1980, entrando depois em decadência até ser fechado e abandonado. Para reabrir como hotel moderno, porém sem perder o charme dos anos de apogeu, seu interior foi redesenhado para abrigar 13 modelos de quartos e suítes (no total são 413 aposentos distribuídos pelos 33 andares da edificação).
Parte das características originais internas foram também mantidas, como o painel de concreto de Carybé, instalado no lobby e composto por 300 peças individuais de concreto armado, cada uma com 50 kg. Outra importante peça é o candelabro de Pedro Corrêa de Araújo, com 11,20 por 3,20 metros, que serviu de inspiração para o design do lobby. Em parceria com o escritório de arquitetura Voa, a empresa Biapó atuou na restauração de obras como a escultura Sereia, de autoria de Alfredo Ceschiatti, o painel de Carybé e a escultura de Pedro Corrêa de Araújo.
O Gran Hotel Nacional Rio conta no momento com dois restaurantes e três bares - no início de 2018 deverá começar a funcionar ali um centro de eventos. A Meliá, rede de origem espanhola que opera o Nacional, informa que prestará atendimento especial a hóspedes que quiserem mais luxo e exclusividade – esses serviços incluem, por exemplo o RedLevel - um hotel boutique dentro do próprio hotel, que, entre outros privilégios, oferece recepção privativa, lounge/biblioteca com TV e música, área exclusiva para o café da manhã e um bar com drinques especiais.
Publicada originalmente em ARCOweb em 15 de Dezembro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário