terça-feira, 19 de abril de 2011

Casas em Contêineres – Alternativa econômica e sustentável para moradias

Surgidos em 1937 para melhorar o armazenamento de cargas em navios, os contêineres de aço revolucionaram o sistema de transportes de cargas no mundo e hoje, 95% de toda a carga que circula no mundo é transportada em contêineres. Porém, depois de 10 anos de uso são descartados.Esquecidos nos portos, esses caixas de aço não passam despercebidas à criatividade de arquitetos, que vêem nesse desperdício uma oportunidade para novos projetos.
Reaproveitar contêineres é uma tendência em todo o mundo. Os espaços são amplos, versáteis e admitem usos múltiplos.Países com Japão, Holanda e Inglaterra vêm erguendo desde escritórios e hotéis a residências e alojamentos para estudantes.A grande vantagem dos contêineres é a rapidez na obra – pronta em três meses – e o baixo custo.
Abaixo, alguns exemplos de construções em contêineres mostrando a melhor forma de reaproveitamento destas grandes caixas metálicas e como elas podem ser usadas como moradia.

Casa de Hóspedes – Chile
Fica em Chicuero, próxima a capital Santiago. Projetada pelo arquiteto chileno Sebastian Irarrazaval, tem 93m² e foi executada em 4 meses.Funciona como quarto de hóspede e chegou ao terreno 90% pronta, bastando apenas ligar os 4 contêineres e ligá-los a rede de água e de luz.Placas de aço revestem as paredes externas, enquanto as internas são revestidas com compensado de pinus, usando poliuretano expandido como isolante térmico.



Casa em Cotia – São Paulo - SP
Projetada pelo arquiteto Danilo Corbas, várias empresas se envolveram no projeto, transformando-o numa casa experimental. Prevista para ser concluída em breve, ficará aberta à visitação antes de se tornar moradia.O arquiteto usou lã de pet como isolante no térreo, no piso superior, usou lã de rocha.Leds compõem 95% da iluminação.


Concessionária de Automóveis – Londrina – PR
A obra levou duas horas para a montagem dos contêineres e duas semanas para a entrega da loja. Projeto do arquiteto Guilherme Torres.



Show Room de Loja – São Paulo – SP
Parte da estrutura de um galpão de pé – direito duplo e uma cobertura metálica leve apoiada sobre as arestas dos contêineres, assim os arquitetos Márcio Kogan e Mariana Simas explicam o projeto. Revestidos internamente de MDF, recebem ainda uma camada de lã de rocha como isolante térmico.



Projeto Container Habitat, mostra Casa Nova 2009, em Florianópolis – SC
Projetado pelas arquitetas Lívia Farraro e Clarissa Debiazi Zomer, é um projeto de moradia sustentável que inclui geração de energia solar tratamento de esgoto, captação de águas pluviais e reaproveitamento de material usado na forma de móveis, utensílios e objetos de decoração. Clarissa e Lívia receberam o apoio da Energia Z, divisão do grupo Zeppini, dedicada a soluções de energia solar e da Universidade Federal de Santa Catarina. No link relacionado na bibliografia, a dupla de arquitetas concede uma entrevista falando sobre o projeto.



Bibliografia:

http://blog.zeppini.com.br/2009/07/15/casa-%E2%80%9Ccontainer%E2%80%9D-e-solucao-para-moradia-sustentavel/">http://blog.zeppini.com.br/2009/07/15/casa-%E2%80%9Ccontainer%E2%80%9D-e-solucao-para-moradia-sustentavel/

http://casa.abril.com.br/materias/arquitetura/conteneires-se-transformam-espacos-comerciais-hoteis-casas-624368.shtml"

Um comentário:

  1. Interessante! Achei a proposta muito boa mesmo, reaproveitar, reutilizar e tals... Mas particularmente eu não sei não. Acho que não gostaria de morar numa casa destas... Hihihihihi =D

    ResponderExcluir