sábado, 6 de dezembro de 2014

Paisagem e Arquitetura: Restauro do Fórum Romano de Empúries, por Lola Domènech

Nas cidades romanas, o Fórum era o espaço destinado a acolher as manifestações mais importantes da sociedade, era o cenário da atividade política, econômica, religiosa e judicial da cidade. Desde 2001, o estúdio de arquitetura dirigido por Lola Domènech e arqueólogos especializados planejam a necessidade de adequar museograficamente todo o conjunto arqueológico, já que um dos principais problemas detectados era que o visitante não poderia reconhecer com clareza as diferentes zonas, espaços e edifícios que conformavam o Fórum.
Sob dois objetivos principais: garantir a conservação das estruturas originais através de restaurações necessárias e facilitar aos visitantes de Empúries o acesso e a correta interpretação do conjunto monumental da área do Fórum, o projeto pretende, basicamente, recriar a atmosfera da ordem que impera na cidade romana.
Conheça mais detalhes sobre o projeto, a seguir.
Antecedentes históricos / estado original
Descrição da arquiteta. O Fórum romano de Empúries, situado ao sul da Bahia de Roses, é um dos patrimônios histórico-culturais mais relevantes do Mediterrâneo. Com esta intervenção se recuperou um dos espaços mais importantes da antiga cidade romana.

Empúries é o único sítio arqueológico da península ibérica onde convivem os restos de uma cidade grega - Emporion - com os restos da cidade romana criada no início do século I a.C.
A cidade romana se situa na parte mais alta e plana da colina de Empúries, dominando a área de um dos portos mais antigos do Mediterrâneo e da antiga cidade grega. A ocupação mais antiga da cidade romana data do século II aC. e corresponde a um acampamento militar que serviu para garantir a presença romana nessa região, base para iniciar a conquista do território.
 posterior fundação da cidade no início do séc I a.C. se concretizou com a definição do perímetro da muralha e de uma trama urbana ortogonal, com quadras retangulares separadas por seis grandes ruas longitudinais e outras transversais. Esse planejamento urbano incluía também a reserva de um espaço público (o Fórum) onde, com o passar do tempo, se construíram as diferentes edificações que conformariam o centro cívico-religioso da cidade romana. Em planta, este espaço ocupava uma extensão de quatro quadras e se situava na confluência de dois eixos viários principais, o cardus e o decumanus máximos.
Continua a matéria no link: 


© Adrià Goula










© Adrià Goula

Nenhum comentário:

Postar um comentário