quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Casa Polaski em Santa Catarina é restaurada

Quase apagada da paisagem dos Roteiros Nacionais de Imigração, a Casa Polaski, localizada em Itaiópolis (SC), foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e devolvida à comunidade com direito de administração concedido à Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis. A reabertura ocorreu na última quinta-feira, dia 11 de dezembro, com a presença da presidenta do Iphan (Jurema Machado) e da superintendente do Iphan-SC, Liliane Janine Nizzola.
A edificação, construída em 1928, possui representatividade para a arquitetura comercial da região de imigrantes poloneses e, ainda, compõem os Roteiros Nacionais de Imigração. A partir de agora, passa a funcionar como um albergue e um centro de difusão cultural, promovendo oficinas de artesanato, como a pintura de ovos ou o ensino do wycinanki, tipo de recorte em papel; e de danças e culinária típicas.
Moradora das mais antigas e que guarda na memória todas as manifestações trazidas pelos imigrantes, Izabel Landowski Kollross declarou que “o momento de reabertura desse lugar é a certeza de que a cultura de nossos antepassados, que vieram com a colonização polonesa, será sempre preservada por toda comunidade e repassada aos mais jovens”. 
Na cerimônia, os ritmos Polones e Krakowiak, foram dançados e cantados por crianças, adultos e moradores mais antigos, compartilhando os traços mais característicos, deixados pela ocupação polonesa. Este ato inaugural passa a dar significado a Casa Polaski, ocupada por aqueles que têm sua memória atrelada ao lugar, reforçando a identidade dos que compartilham a cultura.
Fonte: Ascom Iphan

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18751&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário