domingo, 2 de agosto de 2015

Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade

24 novos sítios de 17 países foram declarados Patrimônio da Humanidade na última reunião do Comitê do Patrimônio Mundial que terminou semana passada em Bonn, Alemanha.
Dos 24 sítios protegidos, dois são latino-americanos: o Aqueduto do Padre Tembleque, no México, e a Paisagem Cultural Industrial de Fray Bentos, no Uruguai. A lista atualizada do Patrimônio Mundial conta agora com 1.031 sítios de 163 países.
Conheça, a seguir, um pouco da história e importância cultural dos novos sítios latino-americanos.
Aqueduto do Padre Tembleque (México)
Construído entre 1554 e 1571, este sistema hidráulico foi idealizado pelo sacerdote franciscano Francisco de Tembleque e construído com a ajuda dos habitantes de 40 povoados da região central do país.
O principal objetivo da estrutura era distribuir água aos povoados próximos do aqueduto em uma extensão de 48 quilômetros entre os estados de Hidalgo e México.
De acordo com a Unesco, foram três os critérios usados para eleger a estrutura. O primeiro corresponde ao fato de que ela "representa uma obra prima do gênio humano". O segundo é que, mediante o desenvolvimento da arquitetura, da tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano e do paisagismo, se intercambiam valores durante um período determinado ou uma área cultural em particular. 
Finalmente, o terceiro critério consiste em que este projeto é um exemplo de um tipo de construção que simboliza um ou vários períodos significativos da história da humanidade.
Paisagem Cultural Industrial de Fray Bentos (Uruguai)
Em 1859, na cidade de Fray Bentos, na margem do rio Uruguai, começou a ser construído um complexo de edifícios, instalações e habitações para acolher, na época, uma pequena indústria pecuária.
Com o passar dos anos, a produção desta indústria começou a ser exportada para a Europa, o que a tornou um dos centros de produção pecuária mais importantes do mundo, reunindo em um só local todas as instalações para as diferentes etapas do processo.
Não apenas as instalações pecuárias foram protegidas, mas também os molhes sobre o rio, os campos que hoje se destinam a pastagens e as casas dos operários provenientes de 55 nacionalidades que foram trazidos até o local.
No total, a área protegida tem 275 hectares e, de acordo com a organização internacional, a paisagem cultural de Fray Bentos é um reflexo da "evolução da estrutura social e econômica dos séculos XIX e XX no Uruguai e na região."
Fonte:Gaete, Constanza Martínez. "Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade" [Los dos nuevos sitios latinoamericanos declarados Patrimonio de la Humanidad] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 2 Ago 2015.







© Espacio de la Imagen. Fonte: Unesco (con licencia CC)








Via Twitter. El Acueducto del Padre Tembleque construido por 40 comunidaddes indígenas, hoy es #PatrimonioMundial @UNESCO_es









Via Twitter. #Infografía: Acueduto del Padre Tembleque, #PatrimonioMundial por la @UNESCO_es





© Prefeitura de Río Negro. Fonte: Unesco (con licencia CC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário