quinta-feira, 26 de maio de 2016

Palácio Piratini comemora seus 95 anos

O governo do Estado comemorou, na última terça-feira (24), às 17h, os 95 anos do Palácio Piratini – sede do Executivo estadual. A celebração contou com pronunciamentos do governador, José Ivo Sartori, e da secretária extraordinária de Políticas Sociais e primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori, seguido de apresentação da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), no Salão Negrinho do Pastoreio. Após a cerimônia de comemoração, os convidados conheceram a exposição fotográfica “Palácio Piratini: Arquitetura e Memória”.
“Todos por aqui passaram ajudaram a construir a história do Estado”, afirma Maria Helena. Ela citou em seu discurso nomes como Getúlio Vargas, Júlio de Castilhos, Carlos Barbosa e Borges de Medeiros “que foram pessoas fundamentais durante as obras da memória viva e permanente de todos os gaúchos”. A secretária extraordinária de Políticas Sociais citou também os importantes eventos ocorridos ao longo dos anos no Palácio Piratini, como a Revolução de 1930. “Por isso o Palácio representa valores históricos, políticos, artísticos e arquitetônicos para o Rio Grande do Sul”, acrescenta.
Para José Ivo Sartori, o Piratini representa desde maio de 1921 o simbolismo e a imponência do Estado. “É a força dos gaúchos. A diversidade está presente nos quatro cantos, pois mostra um pouco da construção da nossa história através da arte e arquitetura dos imigrantes”, explica o governador. “Esse é um dia de reflexão. Muitas vezes os nossos olhos acostumados não enxergam a importância que esta casa tem para as decisões de toda a sociedade gaúcha”, completa.
A construção do prédio, em estilo neoclássico, iniciou-se em 1896 e, daí em diante, tornou-se símbolo de história. Veja um pouco da sede do governo gaúcho.






Fonte da imagem - Site Defender-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário