quinta-feira, 7 de julho de 2016

Catedral da Sé é tombada pelo patrimônio histórico de São Paulo

A decisão inclui também o tombamento do a Praça da Sé.
Proposta foi feita em 1999 e finalizada em reunião na segunda-feira.


A Catedral Metropolitana da Sé, no Centro de São Paulo, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), anunciou nesta sexta-feira (24) a Secretaria de Estado da Cultura. A decisão feita após reunião do conselho na última segunda-feira (20) inclui também o tombamento da Praça da Sé.
Além da Catedral Metropolitana da Sé, foram tombados o Monumento Marco Zero, Aléia de palmeiras e o Monumento ao Padre José de Anchieta. O tombamento não recaiu sobre a Praça Clóvis Bevilacqua.
O tombamento reconhece o local como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e implica que as intervenções físicas (obras, reformas, restaurações, instalação de mobiliário urbano, como bancos e paradas de ônibus) ficam sujeitas à aprovação prévia do Condephaat. O órgão explica que tombamento não altera a situação de propriedade. Do mesmo modo, não interfere no uso dos bens tombados, desde que não hajam intervenções físicas nesses locais.
O processo de tombamento havia sido iniciado em 1999. “O tombamento da Catedral da Sé de São Paulo apresenta importância pelo reconhecimento do valor material e simbólico do edifício e da praça de mesmo nome", afirma José Eduardo Lefèvre, presidente do conselho do Condephaat. "A Catedral e sua praça fronteira sempre desempenharam um importantíssimo papel cívico, além do religioso."
Catedral da Sé
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h.
Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h.
End.: Praça da Sé, s/n - Centro - São Paulo (Metrô Sé).
Tel.: (11) 3107-6832
















Pessoas observam o marco zero de SP, instalado no centro da Praça da Sé (Foto: Paulo Piza/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário