domingo, 10 de julho de 2016

Imagens raríssimas da Exposição Universal de 1900

A Exposição Universal de 1900 em Paris foi inaugurada no dia 14 de Abril e recebeu nos sete meses em que esteve aberta 50,8 milhões de visitantes.

Edificada no Campo de Marte a exposição ocupava uma área gigantesca, com pavilhões nacionais e temáticos, exibindo produtos das várias nações, como metalurgia e indústrias de madeira e têxtil de países como Rússia, Japão, Itália e Hungria. A exposição também fazia a propaganda da ação “civilizadora” que países como a França, Inglaterra e Holanda, tinham nas suas colônias: Tunísia, Argélia, Indochina, Madagascar, Sudão, Índia, Indonésia e Transval.
A Exposição foi inaugurada pelo Presidente francês Emile Loubet. Edificada no Campo de Marte, o evento esteve aberto durante sete meses. A área da feira abrangia 108 hectares, entre o Champ-de-Mars, os Invalides, o Trocadéro e a Champs Élysées a que se juntariam dois anexos fora de Paris: Vincennes e Billancourt, onde foram construídos grandes pavilhões nacionais e temáticos, que exibiam a novidade da eletricidade e em que a construção em ferro ocupava um lugar chave – a que não era alheia a grandiosidade da Torre Eiffel, construída dez anos antes. Para edificar as construções francesas foi escolhido o engenheiro Alfred Picard, nomeado comissário-geral.
Na verdade a exposição pretendia fazer o balanço de um século que progrediu enormemente nas ciências e indústria e reafirmar a liderança de Paris nas Artes e Civilização.
As principais atrações da exposição eram os novos meios de transporte, a inauguração da primeira linha de metrô de Paris – Porte de Vincennes-Porte Maillot, aberta para a exposição, as novas estações de comboio – D’Orsay, Invalides e Lyon), a fonte luminosa e o uso pela primeira vez da eletricidade para iluminar os ambientes externos, a projeção dos filmes dos Irmãos Lumière, a construção dos Petit e Grand Palais, além dos jogos olímpicos de 1900 que foram organizados durante a exposição.
Fontes:http://theurbanearth.net/ wikipedia (imagens)



























Nenhum comentário:

Postar um comentário