quinta-feira, 19 de julho de 2018

Museu de Artes Visuais e Casa do Tambor de Crioula são inaugurados em São Luís

Obras de reformas dos prédios foram realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prédio onde agora funciona o Museu de Artes Visuais estava fechado para reforma desde 2016 e foi inaugurado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma fachada imponente, com azulejos antigos na Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís. A primeira exposição para apreciação popular deve começar no dia 28 de julho. A noite teve ainda a entrega de outro prédio dedicado ao tambor de crioula.
A estrutura do museu conta com três andares e um mirante, e é um prédio de século 19. No museu serão abrigadas obras importantes de artistas nacionais e internacionais. O público vai poder conhecer a história e o trabalho de artistas como Newton Sá, Cícero Dias e Tarsila do Amaral.
- É um sobrado que antigamente no térreo era um comércio e no primeiro andar era residencial e no segundo andar era hospedaria – disse o superintendente do Iphan, Maurício Itapary.
As obras começaram em dezembro de 2016. O valor da obra foi de cerca de R$ 732 mil de responsabilidade do Iphan, em um projeto do PAC Cidades Históricas. O primeiro prazo de entrega era para dezembro de 2017, o que não aconteceu. E segundo a presidente do Iphan Nacional, Kátia Bogea, que esteve presente na entrega do imóvel, atrasos podem ocorrer devido a quantidade de reparos necessários e por se tratar de um prédio histórico.
- São obras difíceis. Não se trata de simples reforma, pois são obras em edificações históricas, então é necessário que tenham profissionais restaurados que compreendam a delicadeza do serviço que eles estão executando – disse Kátia Bogea.
Ainda na Praia Grande outro casarão histórico também foi entregue nesta sexta-feira, a Casa do Tambor de Crioula. A recuperação do grande sobrado que estava em ruínas desde a década de 70, custou quase R$ 2 milhões e também foi realizada pelo Iphan. Ele foi totalmente reformado e adaptado para se tornar um centro de referência de uma das mais autênticas manifestações da cultura popular do Maranhão, o tambor de crioula.

















Museu de Artes Visiuais inaugurado em São Luís 
(Foto: Reprodução / TV Mirante)
















Casa do Tambor de Crioula também é localizada na Praia Grande 
(Foto: Reprodução / TV Mirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário