segunda-feira, 18 de maio de 2009

Em Defesa do Patrimônio

Em defesa de Patrimônio Cultural e Arquitetônico

O reconhecimento e a necessidade de preservação dos bens culturais de uma sociedade, de uma cidade ou de um país se configura como a herança cultural que recebemos de nossos antepassados, que não é transmitida biologicamente e que está na base da configuração e dos padrões da cultura que produzimos e vivenciamos hoje.
Por trás das formas construídas e fabricadas pelo homem, podem - se distinguir uma série de normas subjacentes, implícitas e geralmente inconscientes na mente coletiva que determinam os valores e as categorias do que é bom ou ruim, do que é correto ou incorreto, do que é belo ou do que é espúrio, na produção dos artefatos ou objetos culturais.
Definido o que significa Patrimônio Cultural; a falta de valorização deste patrimônio causada pela realidade econômica e social, não só de Encruzilhada do Sul, mas de grande parte dos municípios do Vale do Rio Pardo, põe em risco não somente a memória coletiva, mas também o poder de realização e de expressão verdadeiramente cultural da comunidade.
Nosso município tem um grande significado histórico – cultural para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.Em sua origem, situada no cruzamento de estradas que levava os tropeiros e os militares portugueses ao sul da Província do Rio Grande de São Pedro, em busca de animais para o centro do País ou na luta contra os espanhóis, marcou profundamente a influência portuguesa e açoriana em nosso município, incluindo a arquitetura.A riqueza de nossa arquitetura está expressa na igreja, nas casas de origem açoriana, nas ruas e nas praças e conta um importante capítulo na história do estado.
Atualmente, os prédios históricos de Encruzilhada do Sul vêm se deteriorando, sem que nada seja feito para preservar essas edificações, exceto por iniciativa própria de alguns proprietários.Cito aqui dois exemplos, um deles é um dos prédios mais antigos do nosso município, em que uma das paredes ameaça cair, prédio este situado na Praça Silvestre Corrêa.Construído em 1887, foi residência de Silvestre Sabino Corrêa da Silveira e além de residência, funcionava junto a esta sua farmácia.Em estilo colonial português, tem as características típicas da arquitetura portuguesa, como as janelas em arco, com as folhas de abrir para dentro, o número ímpar de aberturas na fachada e os cunhais no canto das paredes.Atualmente, está interditado pela prefeitura, pois oferece risco para os transeuntes, com a ameça de desabar uma de suas paredes a qualquer momento, mas a prefeitura nada pode fazer, pois a edificação pertence a particulares que não tem condições de arcar com as despesas de uma restauração.A outra edificação, muito bem conservada, é residência do atual prefeito do município, Artigas da Silveira.Misturando um pouco do estilo colonial português com o neoclássico, esta residência foi construída na década de 20 e demonstra bem a união do estilo colonial com o neoclássico, apresentando do partido clássico platibanda, janelas encimadas por molduras e avarandado sustentado por colunas na fachada, do colonial apresenta a distribuição interna dos ambientes e o número ímpar de aberturas na fachada.Nota –se o bom estado de conservação da edificação, fruto da iniciativa do proprietário.Porém, nem todas os ocupantes de prédios históricos têm recursos para conservar o imóvel com suas características originais.Cabe então aos órgãos públicos tomarem a iniciativa e conservar o patrimônio construído.
Diante deste quadro, surge a pergunta: até quando vamos deixar nosso patrimônio se deteriorar? Dar prioridade à preservação do patrimônio arquitetônico não significa assumir uma postura que seja contrária ao novo, mas antes, uma reflexão crítica que implica em assumir uma responsabilidade social cada vez maior com o que é construído.Cabe não só aos profissionais capacitados encontrar os caminhos capazes de identificar e conciliar as forças do passado para transformá – lo no futuro, mas a toda a sociedade.

Eder Santos Carvalho - Encruzilhada do Sul - Maio de 2009
Residência Artigas Silveira














Residência Silvestre Corrêa










Um comentário:

  1. Eder,gostei de conhecer teu blog!
    Também gosto de arquitetura, mas faço mais fotos, e posto no meu blog. Tenho alguma coisa do Rio, Sampa e Porto Alegre. Meu blog é o maritacaonline.blogspot.com. Lá tem tb umas coisinhas extras, como fotos antigas e porcelanas,minhas paixões. Vou dar uma olhada nos blos que vc segue.
    ab
    Mari

    ResponderExcluir