segunda-feira, 18 de maio de 2009

História de Encruzilhada do Sul

RAFAEL PINTO BANDEIRA - RIO GRANDE - 16 DE NOVEMBRO DE 1740 - RIO GRANDE - 9 DE ABRIL DE 1795

Rafael Pinto Bandeira viveu numa época em que o atual território do Rio Grande do Sul ainda era alvo de acirrada disputa entre portugueses e espanhóis, que travaram sucessivas guerras pela posse do território.Comandou inúmeras batalhas em defesa das possessões portuguesas no Rio Grande do Sul, à época Capitania de São Pedro do Rio Grande.
Todas essas batalhas terminavam em tréguas ou tratados de paz em que se tentavam fixar as fronteiras sul americanas dos impérios espanhol e português, mas nada do estipulado valia na prática. As hostilidades eram constantes pela própria dificuldade de determinar, na falta de marcos confiáveis, onde começavam os domínios de um e outro, bem assim pelo fato de o contrabando ser a principal, senão a única atividade econômica importante no período. Portanto, para comandar os primeiros habitantes das terras gaúchas era necessário um caudilho e Pinto Bandeira preenchia perfeitamente esse perfil. Valente, grande estrategista, era uma lenda para seus comandados, que lhe atribuíam várias qualidades excepcionais, como uma memória prodigiosa que lhe permitia conhecer em detalhe cada palmo do território e um senso de orientação que o fazia capaz de se orientar na noite mais escura apenas pelos cheiros e ruídos da natureza.
Era também simpático a seus comandados pela generosidade com que os recompensava com terras e dinheiro. Alguns deles vieram a se tornar grandes estancieiros.
Campanhas militares
Rafael Pinto Bandeira esteve ininterruptamente envolvido em campanhas militares desde 1754, com 14 anos incompletos, até 1777, quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildelfonso, que deu certa estabilidade às fronteiras meridionais do Brasil, pois foi seguido de demarcação demorada e detalhada dos limites de cada império. Nessas campanhas, cavalgou e lutou por todo o território gaúcho, da tomada do forte de São Martinho, na região dos Sete Povos das Missões, ao norte do hoje Estado do Rio Grande do Sul, próximo da fronteira argentina (Corrientes), passando por Rio Pardo, na retirada sob constante perseguição inimiga, e culminando no cerco ao forte de Santa Tecla, em Bagé, no extremo sul do Rio Grande, junto à fronteira uruguaia.
Não era, no entanto, homem rude, pois cultivava gostos refinados. Chegou a ter uma orquestra particular, que tocava durante suas refeições. Alimentava, ainda, o sonho de transformar o Rio Grande numa terra realmente civilizada, construindo cidades e trazendo da Europa os requintes da civilização. Este lado utópico de Pinto Bandeira pode ser apreciado por quem lê O Continente, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo.
Assume a governança militar da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul em 1784. De 1788 a 1790 esteve na Corte em Lisboa, a convite da Rainha Dona Maria I.
Ao retornar ao Rio Grande, reassumiu a governança militar.Mas os anos em Portugal e o cargo público fizeram dele um homem sedentário e prejudicaram sua saúde. Tornou-se obeso, a ponto de somente poder montar a cavalo com a ajuda de outra pessoa. Morreu justamente em um acidente ao cavalgar. Seus restos mortais estão depositados na Catedral de São Pedro, em Rio Grande, numa tosca urna de madeira.
Importância de Pinto Bandeira para Encruzilhada do Sul
Aos 15 anos, Pinto Bandeira assentou praça no Regimento dos Dragões, comandado por seu pai, o coronel Francisco Pinto Bandeira, com quem aprendeu a arte de guerrear.Em pouco tempo assumiu a liderança de um pelotão de aproximadamente 150 homens, formados pelas Guardas de Encruzilhada e de Camaquâ e, também por soldados negros vindos de sua estância.Com estes, nada de canhões nem de pesado aparelhamento das forças regulares.Apenas o cavalo, a lança, a pistola, a faca e o grande líder, com o mapa do Rio Grande no cérebro, o grande estrategista, destemido e bravo.Com sua pequena coluna, Rafael Pinto Bandeira venceu espanhóis, em maior número e mais aparelhados, em 1774, nas proximidades do arroio Santa Bárbara, nas terras de Encruzilhada do Sul.Houve outras batalhas, nesse mesmo ano, e Pinto Bandeira venceu todas.
È dessa época que surge a ordem do vice – rei do Brasil para intensificar o povoamento no sul do país, e então Rafael Pinto Bandeira começa o povoamento de Encruzilhada, deixando por aqui alguns de seus comandados do Regimento dos Dragões.
Eder Santos Carvalho
Encruzilhada do Sul, Maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário