terça-feira, 17 de maio de 2011

Homenagem ao Dia Internacional do Museu

Dia 18 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Museu.Pensando nisso, o site Hagah, no endereço http://hoteis-e-pousadas.hagah.com.br/especial/rs/turismo-rs/19,0,3313797,10-museus-para-voce-visitar-e-se-encantar-no-Rio-Grande-do-Sul.html, elaborou uma lista de 10 museus que merecem ser visitados no Rio Grande do Sul.Eu acrescentaria ainda mais um na lista, o Museu do Pão, em Ilópolis.A seguir, a lista dos Museus.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) -
É um dos principais museus de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne quase três mil obras de artistas nacionais e internacionais. Constitui-se numa referência para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, compondo um panorama abrangente de quase todos os movimentos artísticos que se desenvolveram na região, desde meados do século XIX até a contemporaneidade.



Fundação Iberê Camargo - As memórias construídas ao longo da vida de Iberê Camargo foram retratadas em mais de sete mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches, e estão guardadas neste museu que leva o seu nome. Além disso, a Fundação organiza mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê e sobre questões ligadas à arte contemporânea.



Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – O museu apresenta desde experimentos com temas científicos a mostras tecnológicas. A exposição permanente conta com 800 experimentos interativos, dentro os quais destaca o Giroscópio Humano, que dá a sensação de estar flutuando em um ambiente sem gravidade. Conta, ainda, com atrações como Corpo Humano, Força e Movimento, Luz e Óptica, Fluídos, Saúde, Universo, Comunicação, Seres Vivos, Matemática, Tecnologia e sessões no cinema 3D.



Museu do Trem - A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi fundada em 1874, e no ano de 1976 se transformou no Museu do Trem. São realizadas nesta antiga estação exposições permanentes com visitas guiadas, exposições itinerantes, palestras para grupos escolares e variados projetos culturais. As principais peças que figuram no museu são vagões, móveis, bilhetes, trilhos e no último sábado de cada mês, o espaço é aberto para expôr carros antigos de proprietários particulares.



Casa do Imigrante - Construída em 1788, no decorrer dos anos, a casa teve diversos donos até o ano de 1939, quando sofreu uma restauração, passando a ser um museu destinado à história da imigração alemã. O antigo prédio de arquitetura lusitana, modificou sua estrutura para estilo enxaimel, lembrando os imigrantes ali abrigados em 1824. O interior do local reúne um acervo peculiar da época. Apresenta ainda salas temáticas com elementos do passado, trazendo à memória a história dos descendentes alemães.



Museu Comunitário Casa Schmitt - Instalado em um imóvel construído na primeira metade do século XIX, em estilo enxaimel, o museu abriga a reconstituição de uma antiga venda de colônia e da residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o fundador da cidade de Novo Hamburgo.



Museu de Ciências Naturais Ceclimar – O museu é vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O acervo instiga a atenção de crianças e adultos, sendo composto por aquários, animais empalhados, ossos de baleia, conchas e moluscos. Localizado às margens da lagoa Tramandaí no município de Imbé, promove em conjunto com o Setor de Educação Ambiental, cursos e atividades voltadas a conscientização do mundo sustentável direcionados à comunidade.



Dreamland Museu de Cera - Com 1,5 mil m² de área, o museu conta com 17 cenários com réplicas em cera de celebridades internacionais. Destacam-se as réplicas do Mike Tyson, Brad Pitt, Demi More, Arnold Schwarzenegger, Lady Di, Bill Clinton, Sean Connery, Harrison Ford, Dustin Hoffman, James Dean, Elvis Presley, Robin Williams, Mel Gibson e Frank Sinatra.



Museu do automóvel Hollywood Dream Cars – O museu apresenta acervo clássico de carros, motos e objetos da década de 20 a 60. Dentre os quais destacam-se Buick (1951), Roadmaster, Pontiac (1951), Ford modelo A (1929), cadillacs e 15 motos Harley-Davidson. Também é possível alugar alguns carros para dar uma voltinha por Gramado.



Museu Medieval Castelo Saint George - O Museu Medieval propõe uma viagem à Idade Média por meio de sua exposição composta por um arsenal de armas medievais e cutelaria gaúcha, nacional e internacional. O grande destaque do museu é o arquivo com mais de 800 mil brasões de família, cujos sobrenomes podem ser consultados por ordem alfabética. Também conta com uma loja de souvenir e a possibilidade do registro de fotos com roupas medievais.



Museu do Pão - Restaurado, o Moinho Colognese - situado no centro de Ilópolis, cidade da serra gaúcha - ganhou dois diminutos anexos destinados ao Museu do Pão (que, além do espaço museográfico, inclui uma oficina de panificação). Os dois novos volumes, perpendiculares entre si, possuem área semelhante, mas uso e materialidade diferentes. Junto da entrada principal fica o museu propriamente dito - em sua maior parte, transparente; no fundo, a oficina de panificação é protegida por empenas de concreto.

Um comentário: