segunda-feira, 30 de maio de 2011

Museu Municipal Casa de Pedra - Farroupilha - RS

Instalado na rua Domênico Fin, s/n, bairro Nova Vicenza, é uma casa de pedra, construída em 1896, utilizada inicialmente como moradia da família Fin, tendo servido também como casa comercial. O museu tem um acervo de utensílios, móveis e ferramentas domésticas, retratando a vida da colonização italiana, além de documentos e objetos da história de Farroupilha que foram doadas por pessoas descendentes de imigrantes que fazem parte da região. A rua que passa em frente foi o grande eixo do comércio da cidade no começo do século e só perdeu importância com a inauguração da Estrada de Ferro e da Estrada Júlio de Castilhos em 1911.O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O Museu Casa de Pedra é coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desportos.
Em abril de 2010, o Museu passou por reformas.Além de melhorias nas aberturas, telhado e outros pequenos reparos no imóvel,foi criado um espaço educativo. Também foram realizadas modificações na organização e na forma de exposição do acervo.O espaço tem acervo de utensílios, móveis e ferramentas domésticas que retratam a vida dos imigrantes italianos, além de documentos e objetos da história de Farroupilha.

Fonte: http://www.defender.org.br/farroupilhars-revitalizacao-muda-rotina-no-museu-casa-de-pedra/







Um comentário:

  1. Aqui, fotos atualizados do museu...http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/2013/04/fragmentos-da-arquitetura-em-nossas_5.html

    ResponderExcluir