terça-feira, 28 de junho de 2011

Fábrica Fagus é incluída na lista de Patrimônio da Unesco

Projeto de Walter Gropius, a Fábrica Fagus, na Alemanha, foi incluída na lista dos bens protegidos pelo Patrimônio Mundial da Unesco.
Situada na cidade de Alfeld an der Leine, a fábrica Fagus compreende um conjunto de dez edifícios.A construção iniciou no começo dos anos 1910.O conjunto é um dos principais representantes da escola Bauhaus e um marco do modernismo.
A fábrica é um exemplo da utilização criativa e funcional dos novos materiais, expressando com nitidez os seus modernos interesses artísticos e funcionais. Para o autor, a arquitetura devia adaptar-se ao mundo das máquinas e da velocidade e a função de um edifício deveria ser imediatamente reconhecível através das suas formas. Nesta obra, Walter Gropius utiliza o ladrilho e, sobretudo, o ferro e o vidro.
Gropius conseguiu inovar trocando pilares rígidos de concreto em concreto armado pelo encontro de duas planos frágeis em vidro.É a primeira vez que uma fachada é inteiramente recoberta de vidro; os pilares são reduzidos a estreitas colunas de aço; as esquinas não tinham qualquer suporte.
Outra característica importante do edifício é que, graças ao novo tratamento do vidro e do aço, desaparece a habitual distinção entre o interior e o exterior da edificação. A luz e o ar passam a circular o interior da fábrica passando a ser parte do grande universo do espaço exterior.


Vista Frontal da Fábrica


Vista Lateral da Fábrica


Arquiteto Walter Gropius em 1920



Nenhum comentário:

Postar um comentário