quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recife/PE – Convento de Santo Antônio tem os azulejos do século 18 restaurados

A obra de recuperação, que contou com novas técnicas de restauração, vai ser concluída no final do próximo mês; apenas nas paredes do claustro, foram recuperados mais de 4 mil azulejos.
As obras de restauração dos azulejos do Convento de Santo Antônio, no Recife, estarão prontas no final de junho. Para salvar esse patrimônio histórico e artístico que estava ameaçado, novas técnicas de restauração foram utilizadas.
Os azulejos portugueses do século 18 estavam virando pó. A umidade e o excesso de sais penetravam pelas paredes e destruíam os painéis. Há dois anos, os restauradores começaram um processo lento e delicado de recuperação. Foi preciso retirar cada azulejo com equipamentos adaptados. Até colher, garfo e broca de dentista foram usados.
As peças ficaram de molho por mais de 30 dias num reservatório com uma água pura para retirar os sais. Agora, na etapa de montagem, mais cuidados. Os técnicos fazem um molde com uma placa isolante para colar no fundo dos painéis.
As obras devem terminar no próximo mês e a restauração dos painéis da capela dourada também será concluída. Já as obras de saneamento e de escoamento da água em todo o convento vão demorar um pouco mais para ficarem prontas.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/religiao/2011/05/25/VID,22041,4,290,VIDEOS,879-CONVENTO-SANTO-ANTONIO-AZULEJOS-SECULO-RESTAURADOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário