quarta-feira, 26 de outubro de 2011

140 anos da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul

Em comemoração aos seus 140 anos, a Biblioteca Pública do Estado realiza exposição e painel com importantes nomes ligados a sua história. O painel será realizado no neste sábado (29), às 18h, na sala oeste do Santander Cultural. Será focado a história da biblioteca e o processo de restauro de seu prédio, aliando literatura e arte, pois o edifício e seu mobiliário são representativos de diversos períodos e estilos artísticos. Os painelistas são Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública do Estado; Edegar Bitencourt da Luz e Maria Lúcia Duarte Fuentefria, arquitetos responsáveis pelo restauro do prédio; Paula Ramos, jornalista e professora; e Frantz, artista Plástico.

A exposição Conhecimento é Poder será aberta ao público dia 4 de novembro, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea do RS. Textos, fotografias, lei de criação, atas e correspondências estão entre os materiais que ficarão expostos até 4 de dezembro.

A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro, durante o reinado de Dom Pedro II. Em 30 de março de 1871, o deputado João Pereira da Silva Borges Fortes Filho apresentou à Assembléia Provincial do Rio Grande do Sul um Projeto de Lei pedindo a criação de uma biblioteca oficial. O projeto foi aprovado e transformado em Lei n° 724 de 14 de abril do mesmo ano, tendo sido sancionado pelo então presidente da Província, Francisco Xavier Pinto de Lima.

Em 21 de janeiro de 1877 a BPE foi instalada e aberta ao público possuindo 1809 obras em 3.566 volumes. Seu diretor e principal organizador foi o Dr. Fausto de Freitas e Castro.

Em 1906, a biblioteca é anexada administrativamente ao então recém criado Arquivo Público. Em 1912, inicia-se a construção da primeira etapa do prédio da BPE. Em 1915, já autônoma, transfere-se para a sede atual na rua Riachuelo, esquina General Câmara (antigamente conhecidas como rua do Cotovelo e Rua do Ouvidor). O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência a 07 de setembro de 1922.

Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Em 2000, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



Nenhum comentário:

Postar um comentário