quinta-feira, 2 de maio de 2013

Casarões históricos de Uberaba sofrem com a ação do tempo

Os casarões de Uberaba contam parte da história da cidade. E eles são, principalmente, marcos do desenvolvimento econômico e industrial do município. Porém, muitos estão sofrendo com a ação do tempo.
Nem mesmo o prédio que abriga a Câmara Municipal, localizado na Praça Rui Barbosa, no Centro, escapou das ações do tempo. Ele é o prédio público mais antigo de Uberaba e esbanja riqueza de detalhes, tanto arquitetônicos como decorativos. A sobrevivência de mais de 100 anos também guarda marcas de todo esse período. O piso está corroído e é possível ver a laje pelo buraco de madeira. Também há problemas com a pintura, que foi danificada pelas infiltrações. “Temos bicas de água descendo pelo teto, tanto que o forro está deteriorado”, disse o presidente da Câmara, Elmar Goulart.
A situação do prédio chamou a atenção da presidência do Legislativo, que acionou o Corpo de Bombeiros e uma equipe de engenheiros para a emissão de um laudo técnico. “Estamos esperando o projeto para que possamos dar início à tão sonhada reforma da casa, que precisa ser realizada urgentemente”, completou Elmar.
Assim como o "Paço Municipal", são mais de 200 bens tombados e inventariados pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). Na Praça Rui Barbosa, por exemplo, vários outros imóveis, inclusive particulares, estão na mesma situação do prédio da Câmara – até mesmo a Praça.
Para cuidar desses imóveis, os proprietários recebem incentivos do governo: isenção total do IPTU e desconto de 50% na conta de água. Mas nem sempre eles cumprem com a obrigação de conservar os prédios.
O Solar Castro Cunha, localizado ao lado da Câmara, está cheio de rachaduras e com praticamente toda a pintura descascada, além de problemas no teto de madeira. Tanta destruição esconde parte da beleza do casarão, construído na década de 1920. “Também não podemos obrigar uma pessoa a reformar a casa dela. O que tentamos, juntamente com o Conphau, é justamente dialogar com a pessoa para ver a possibilidade de a reforma ser feita”, explicou a historiadora do Conphau, Maria Aparacida Manzan.
Enquanto isso, na mesma praça, a reforma no conhecido casarão de Tobias Rosa está quase pronta. O prédio, também do início do século XX, foi comprado pelo Poder Executivo na última gestão e deve abrigar a Fundação Cultural. “Estamos buscando recursos para que ele seja totalmente restaurado, mantendo as pinturas da casa, que é muito bonita. Logo em seguida, a Fundação passa a funcionar no local”, encerrou a historiadora.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/05/casaroes-historicos-de-uberaba-sofrem-com-acao-do-tempo.html 
















Prédio da Câmara passou por vistoria dos Bombeiros
(Foto: reprodução/TV Integração)

















Casarão de Tobias Rosa abrigará a Fundação
Cultural (Foto: Reprodução/TV Integração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário