terça-feira, 14 de maio de 2013

Moradores de cratera em São Paulo podem ter que deixar suas casas

Cerca de 800 moradores de São Paulo podem ter que se mudar. Eles vivem dentro de uma cratera. O lugar é também um museu a céu aberto, onde estão registrados eventos dramáticos de um passado muito distante do nosso planeta. E onde também ficaram marcados os problemas de uma moradia de uma cidade como São Paulo. Dentro dessa cratera se formou um bairro a mais de 40 quilômetros do Centro da capital.
Morar dentro de uma cratera tem seus problemas. Quem viver no local conta que a parte mais baixa inunda. A cratera é ocupada por mais de 30 mil pessoas. Moradores do bairro que se formou há cerca de 30 anos.
A paisagem do lugar já estava pronta. A Serra do Mar estava formada, os dinossauros já não existiam há milhões de anos e os homens nem sonhavam em habitar esta terra. Foi nesse cenário mais ou menos dois milhões de anos atrás caiu um meteoro e abriu uma cratera com 3,5 quilômetros de diâmetro.
“No momento do impacto esse material se destrói completamente. A energia liberada é tanta que ele pulveriza ou vira vapor. Essa energia é transferida para a rocha que é o que abre essa grande cratera e destrói as rochas locais. Primeiro se forma a cavidade e por ser uma região subtropical, com bastante água, provavelmente a chuva encheu e fez um lago”, explica o geólogo Álvaro Penteado Crósta.
Com o tempo o lago foi sendo aterrado pelos sedimentos e pela erosão. A cratera foi tombada pelo patrimônio histórico e é um monumento geológico. O geólogo se prepara para descobrir como era o clima neste lugar dois milhões de anos atrás. Para isso será preciso realizar perfurações de até 400 metros de profundidade.
Os moradores estão envolvidos em uma luta para continuar a morar na cratera Eles sabem que a prefeitura tem um projeto para retirar cerca de 800 famílias da área.
“Alguns dizem que é por conta de um lençol freático, que nós estamos em cima de um manancial, mas outros que é mais por uma questão turística, porque a região está se transformando em um pólo turístico e um dos projetos é transformar a cratera em um museu a céu aberto”, diz a moradora Elizandra Fonseca.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/05/moradores-de-cratera-em-sao-paulo-podem-ter-que-deixar-suas-casas.html 



Nenhum comentário:

Postar um comentário