domingo, 29 de setembro de 2013

Feira do Livro contará com exposição interativa sobre Centro Histórico

Os visitantes da edição 2013 da Feira do Livro de São Luís poderão interagir e passear, virtualmente, pelos principais pontos do Centro Histórico da capital maranhense. No stand que vai funcionar em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande será montada a Mostra Semente Digital, onde as pessoas terão a oportunidade de se utilizar de diferentes tecnologias de imagem e produção de conteúdo audiovisual.
A mostra faz parte do Projeto Semente Digital, desenvolvido há dois anos pelo Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O programa pretende sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação do patrimônio histórico e material da cidade, procurando fazer isso através de experimentos interativos, e formação de redes e registro em vídeos e fotos.
O projeto pretende atingir seu público alvo com diferentes ferramentas e de um jeito mais efetivo, transformando a visão costumeira que as pessoas têm de uma paisagem inserida no seu dia a dia, com a qual muitos deixaram de se importar, pondo em risco uma das maiores riquezas da cidade que é considerada pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Outro recurso utilizado será a chamada realidade aumentada. A tecnologia possibilita, a partir da interação com elementos virtuais, uma inserção nas histórias dos casarões e personalidades que fazem parte da cultura local.
Além da mostra, já apresentada por dois anos consecutivos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto desenvolve a formação de redes de pessoas interessadas na temática da preservação do patrimônio histórico, bem como um trabalho de registro em fotos e vídeos. Até 2014 o projeto pretende lançar o primeiro livro didático do Brasil utilizando conteúdo adicional através de realidade aumentada a ser distribuído nas escolas do Estado.

Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/09/feira-do-livro-contara-com-exposicao-interativa-sobre-centro-historico.html 

















Visitantes do stand poderão fazer uma passeio vistual pelos principais pontos do Centro Histórico da capital (Foto: Divulgação/Labcom/UFMA)
















Os casarões históricos poderão ser visitados virtualmente (Foto: Divulgação/Labcom/UFMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário