sexta-feira, 6 de setembro de 2013

São Luís recebe obras de restauração no aniversário da cidade

A capital do Maranhão, São Luís, foi fundada em 8 de setembro 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Tombada pela UNESCO em 1997 como Patrimônio da Humanidade,  a cidade colonial abriga atualmente lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. Para mais um aniversário, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA) realizará uma série de eventos comemorativos que fazem parte da programação oficial da cidade.
No dia 06, haverá entrega da obra de restauração do Complexo Ferroviário de Recurso, no município de Santa Rita/MA. Esta obra é muito significativa para a Comunidade Quilombola de Nossa Senhora da Conceição de Recurso (por que?) como  também para a memória do patrimônio ferroviário brasileiro. 
Na mesma ocasião, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, e com o Instituto de Desenvolvimento Humano – IDH e o apoio cultural do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  será entregue obra de restauração da Catedral de Nossa Senhora da Vitória e do Palácio Arquiepiscopal em São Luís, onde futuramente será implementado Museu de Arte Sacra do Maranhão. 
Obras A Estação e Armazém de Recurso foram restaurados com a finalidade de preservar a memória ferroviária e atender a população de Recurso através da Associação Quilombola de Nossa Senhora da Conceição, com a implantação de um Centro de Cultura Negra na Estação e de um Centro Comunitário voltado para a capacitação dos jovens da comunidade, no espaço do Armazém, que ainda abrigará uma exposição sobre o patrimônio ferroviário estadual.
Os Edifícios da Igreja da Sé e do Palácio Arquiepiscopal da Arquidiocese de São Luís no Maranhão serão alvo de Ações de reparo através de um Projeto de Restauração elaborado pelo IPHAN- MA, com patrocínio do BNDES. 
As ações mostram a capacidade de produção artística sacra da região valorizando, ainda mais, a vocação turística do Sítio Histórico da cidade reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Serviço:
Entrega da obra de restauração do Complexo Rodoviário de Rosário/MA Data:
06/09/2013
Local: Av. Bacabeira km 5 – Centro – São Luís/MA
Horário: 15h.

Entrega da obra de restauração da Catedral de Nossa Senhora da Vitória e do Palácio Arquiepiscopal em São Luís.  Data: 06/09/2013
Local: Praça Pedro II, s/nº - São Luís/MA
Horário: 16:30

Fonte: Ascom-IPHAN/MA 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=8B4CF1B3E90C2B32E8F0CA0A075422B0?id=17890&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário