sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo do Estado vai restaurar prédio histórico de Ponta Porã (MS)

Local foi usado como base do Governo Federal na década de 40 e é importante para história e cultura do município.
Um prédio histórico conhecido como Castelinho, em Ponta Porã será restaurado pelo governo de Mato Grosso do Sul. O local foi usado como base do Governo Federal na década de 40 e estava abandonado, com o mato tomando conta do lugar, facilitando o aparecimento de animais peçonhentos e servindo de abrigo para vândalos.
Segundo assessoria da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de MS (Sectei), o acordo firmado essa semana, entre a Sectei, a Prefeitura de Ponta Porã e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) pôs fim a um problema que já se arrastava desde 2013, quando o Ministério Público, diante das inúmeras reclamações da população, instaurou um inquérito civil para apurar de quem era a responsabilidade sobre o prédio, tombado pelo município e pelo Estado em 2008. Na época chegou a ser feito um Plano de Trabalho, pela Fundação de Turismo e Fundação de Cultura, mas não foi realizado por falta de recursos.
O acordo foi assinado pelo secretário da Sectei, Athayde Nery, com a Prefeitura de Ponta Porã, a Agesul e a Procuradoria Geral do Estado, e prevê de imediato o escoramento e a colocação de tapumes no local pela Agesul e Prefeitura de Ponta Porã, e a limpeza e manutenção sob a responsabilidade do município, Agesul e Secretaria de Justiça do Estado. Até julho de 2016 a Sectei e a Fundação de Cultura devem dar início ao processo de restauração do prédio.
Para o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Athayde Nery. “Esse foi um grande passo, uma vez que extinguimos uma ação que se arrastava e que podia prejudicar o Estado como um todo já que previa até mesmo o bloqueio das contas da administração estadual”, disse. O secretário ressaltou ainda que é importante destacar o envolvimento de todos os entes federados envolvidos, dividindo a responsabilidade e o compromisso daqui pra frente em recuperar um patrimônio de tamanha importância.
Toda a obra de restauro vai ser realizada com recursos do poder público (Município, Estado e Federação) e da iniciativa privada. “A orientação do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, é buscar recursos privados através de parcerias”, informou Athayde.
Prédio histórico
O Castelinho é palco importante da cultura e da história de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul. Foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Foi erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil com recursos federais e contribuições sólidas da Companhia Matte Larangeira.
Entre os anos de 1943 e 1946 o prédio serviu de sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo do então Presidente Getúlio Vargas quando o mesmo instituiu a política de Território Federal no Brasil, sendo o governador o militar Ramiro Noronha. No fim dos anos 1940 o local passou a abrigar a cadeia pública e por décadas seguidas quartel do 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já no final da década de 1990 a corporação foi transferida e instalada em novo prédio em Ponta Porã. Desde então o Castelinho ficou sem função.
Por Elizângela Lemes
Fonte original da notícia: Capital News
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário