sábado, 24 de outubro de 2015

Teatro Municipal de Ouro Preto reabre após revitalização


A reabertura da Casa da Ópera, Teatro Municipal de Ouro Preto, acontece nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2015, às 20h30. Entre as autoridades presentes, estará a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado.

A Casa da Ópera foi fechada em agosto de 2014, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, pois o edifício apresentava problemas na parte elétrica, no sistema de prevenção e combate a incêndios e um ataque de cupins em uma das vigas do palco.

Neste ano de 2015, o Teatro Municipal recebeu obras de revitalização do sistema elétrico, revisão do sistema de prevenção e combate a incêndios e descupinização de uma das vigas do interior do edifício. As obras tiveram início no dia 08 de junho de 2015 e terminaram neste mês de outubro. O valor gasto ficou em torno de R$ 340 mil, proveniente do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto.

Para celebrar essa obra, haverá nos dias 22 e 23 de outubro, às 20h30, apresentações, abertas ao público,  da Orquestra Ouro Preto. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto terá a participação especial do compositor, regente e pianista Nelson Ayres. No repertório, músicas autorais do pianista Nelson, além de obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Piazzolla, Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque. Os arranjos foram preparados especialmente para a reabertura da Casa da Ópera.

A Casa da Ópera de Ouro Preto é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769, por João de Souza Lisboa, e inaugurado em 06 de junho de 1770, no aniversário do Rei Don José I. Seu endereço é Rua Brigadeiro Musqueira, 04, Centro de Ouro Preto.


Fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3335/teatro-municipal-de-ouro-preto-reabre-apos-revitalizacao


















Nenhum comentário:

Postar um comentário