domingo, 25 de outubro de 2015

Vídeo: Paulo Mendes da Rocha e o Museu dos Coches de Lisboa

Por ocasião da recente inauguração do Museu dos Coches, em Lisboa, o Sopro Coletivo organizou entre os meses de setembro e outubro a exposição "Fado Tropical", com 26 fotos de Fernando Guerra e uma entrevista com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que completa hoje 87 anos.
Primeira obra do Pritzker brasileiro na Europa, o edifício às margens do Tejo foi cercado de polêmicas em sua construção e hoje surpreende visitantes de todas as partes, abrigando a maior coleção da carruagens do mundo. Paulo Mendes concedeu a entrevista em seu escritório e discorre sobre a especificidade daquele território, sua abordagem do contexto histórico e da memória relacionada aos coches e a concisão de adaptar o extenso programa à complexidade do entorno.
As fotografias de Fernando Guerra, nomeadas de acordo com as próprias palavras do arquiteto, ilustram o percurso que paulatinamente transcende da escala da metrópole ao artefato coche. Assim, arquitetura, fotografia e discurso se complementam para demonstrar a pertinência desta que é uma das obras-primas de Paulo Mendes da Rocha.
Fonte:Romullo Baratto. "Vídeo: Paulo Mendes da Rocha e o Museu dos Coches de Lisboa" 25 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Out 2015.







Paulo Mendes da Rocha - Museu dos Coches de Lisboa
from Sopro Coletivo on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário