terça-feira, 24 de maio de 2011

Restauração da Casa de Cultura de Vera Cruz

A edificação construída em 1912, situada no Centro de Vera Cruz, está prestes a se tornar Casa de Cultura. Na sexta-feira, 20, o projeto de restauro recebeu parecer favorável do Ministério de Cultura e está na fase de captação de recursos. A proposta no valor de R$ 888.801,75 foi encaminhada em dezembro de 2009 pela Prefeitura, tendo como proponente o Rotary Club. Através de Mecenato, a União avaliza a entidade a buscar auxílios financeiros com empresas por meio da dedução de imposto de renda.
O poder Executivo organiza uma comissão para visitar as corporações que se encaixam nos critérios requeridos pelo Governo Federal. Conforme a inscrição, o Município almeja conseguir os apoiadores necessários até o mês de agosto e, após, iniciar as obras. Se tudo ocorrer dentro dos prazos previstos, o trabalho estará finalizado em 2012 – ano em que a casa completa seu centenário. No entanto, a lei permite a captação de verbas durante um ano, sujeita à prorrogação por igual período. Segundo a coordenadora da pasta, Neusa Meert Ferreira, se o município conseguir arrecadar 20%do valor total, a empreitada pode começar.
O projeto da arquiteta porto-alegrense Manuela Franco de Lopes Costa prevê a união do Museu Municipal Emílio Osmundo Assmann e do Memorial da Apicultura Hugo Muxfeldt no primeiro andar. O espaço ainda abrigará mostras e vernissages de artistas locais, bem como uma cafeteria. Na parte superior do prédio, o ambiente será aproveitado com a exposição de quadros do Museu da Biodiversidade. São fotografias únicas que apresentam a flora e a fauna da região.


2 comentários:

  1. Muito legal o seu blog, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário.É bom saber que o blog etá cumprindo seu papel de divulgar a arquitetura e sua história.Seja bem vinda ao blog.Seus comentários serão sempre bem recebidos!

    ResponderExcluir