terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ciclovias de Sorocaba - São Paulo

A cidade de Sorocaba, localizada a 90 km da capital do Estado, com 600 mil habitantes pretende causar uma revolução cultural usando a Bicicleta como “instrumento”.
Andar de bicicleta nunca foi uma tradição de Sorocaba, uma cidade com 300 mil veículos - um para cada dois habitantes. A topografia urbana irregular também parecia não colaborar. Bastou o poder público investir na construção de ciclovias para ocorrer uma pequena revolução. De repente, as 190 mil bicicletas que existem na cidade começaram a ser vistas na rua. O interesse dos moradores levou a prefeitura a lançar um plano cicloviário que prevê, até 2012, 100 quilômetros de vias exclusivas para bicicleta. "O projeto traz um conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, além de ser uma opção econômica e não poluente", diz Renato Gianolla, da empresa municipal de trânsito e transportes. As ciclovias já interligam quase toda a cidade. É possível ir da zona sul à zona norte sem sair das pistas com calçamento de pintura vermelha, sinalização, calçadas para caminhadas, iluminação e paisagismo.
Usar a bicicleta como meio de transporte mostra que a vida é mais importante que a pressa. Nesse sentido, o poder público de Sorocaba pode aproveitar o projeto para divulgar as leis de trânsito e mostrar aos motorizados o quanto de mal eles fazem para a cidade e o que eles podem fazer compensarem.Seja deixando seus carros em casa e contemplando tudo que a cidade tem a oferecer a pé, de bicicleta ou de transporte público, ou mesmo valorizando a vida do próximo e não apenas a sua e de sua família.
O vídeo abaixo, da Prefeitura de Sorocaba, mostra o projeto.



Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ciclovia-muda-paisagem-de-sorocaba,524454,0.htm
http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias47.asp

Um comentário:

  1. Legal... pedalei na Ciclovia de Sorocaba-SP!!!
    Pareceu organizada e limpa.
    Têm muita coisa positiva que ainda
    pode ser feita a favor dos ciclistas na cidade,
    inclusive interligação ciclável com cidades
    vizinhas (Votorantim, Itu...)

    Fotos da Ciclovia Sorocaba=
    http://www.joaozinhomenininho.blogspot.com.br/search/label/Bikelane%20-%20Ciclovias

    Cicloabraços
    Joaozinho

    ResponderExcluir