terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Plano de Restauro em Rio Grande - RS

O prédio que abrigava o Cassino dos Mestres, um dos imóveis do complexo da Rheingantz, que forma o único sítio urbano da época do início da industrialização no Estado, já tem projeto de recuperação. O arquiteto Willian Pavão Xavier o entregou ao Executivo municipal e, na semana passada, o prefeito Fábio Branco esteve no Rio de Janeiro e deixou uma cópia no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), junto com a confirmação do pedido de recursos para execução das obras.

Conforme Xavier, a proposta é restaurar toda a volumetria, preservando o desenho original do imóvel, e recuperar o restante. Orçado em R$ 2,8 milhões, o projeto prevê a reconstrução da cobertura e sua estrutura, mais a retirada das esquadrias originais, recuperação e reinstalação das que são passíveis de restauro, e aplicação de novas unidades. Haverá também a construção de novo piso e entrepiso nos moldes do original, com acabamento em madeira, instalações de infraestrutura, acessibilidade universal e novos sanitários. Está planejada ainda, a recuperação das fachadas.

O secretário de Coordenação e Planejamento, Paulo Renato Cuchiara, afirma que a possibilidade de apoio do BNDES é grande, uma vez que o município está fazendo uma parceria muito boa com a instituição. Segundo ele, será aplicada em Rio Grande a Agenda de Desenvolvimento Territorial, uma política de entorno do banco. "Há um grande investimento do governo federal, com parcelas do BNDES, em um programa de apoio às cidades que sofram impacto das obras estruturantes, como do setor de óleo e gás, e hidrelétricas." Cuchiara diz acreditar que representantes do banco irão a Rio Grande neste mês para assinar um termo de compromisso com o município.

Localizado na esquina da avenida Rheingantz com a rua 2 de Novembro, o prédio está bastante deteriorado. Em agosto de 2009, foi repassado à prefeitura, pela Justiça Federal, para que fosse restaurado e transformado em espaço cultural ou educacional em benefício da comunidade.

Fonte Original da Notícia: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=99&Caderno=0&Noticia=378896

Um comentário:

  1. Que beleza que vão restaurar!

    Uau, fazia dias que não abria teu blog e sempre cheio de boas notícias!!!

    =)

    ResponderExcluir