terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rota dos Casarões em Sobradinho - RS

A Rota dos Casarões, localizada em Campestre, no interior de Sobradinho - RS, é local típico de colonização italiana.O ponto alto é a beleza da região e o resgate da herança cultural dos imigrantes italianos oriundo da região do Vêneto, norte da Itália.Esta rota resgata e valoriza os aspectos da cultura trazida por aqueles que chegaram no começo do Século XX e também se torna uma alternativa de renda para as famílias locais.
No passeio, além de ver os casarões onde viveram colonizadores e ainda vivem famílias de descedentes de imigrantes italianos, os visitantes podem andar de carroça, tirar água de poços e degustar produtos coloniais como vinhos, queijos, salames e biscoitos caseiros.O roteiro conta com cinco casarões, uma igreja e uma cantina de degustação de vinho na localidade de Campestre, a poucos quilômetros de distância do centro de Sobradinho.
Os casarões são propriedades particulares e recebem visitação de grupos de pessoas, mediante agendamento.A criação da Rota dos Casarões foi uma iniciativa do poder público, com o objetivo de fomentar o turismo rural, familiarizando as pessoas do meio urbano com a vida na zona rural.Com isso, as famílias envolvidas no projeto também passaram a ter uma alternativa de renda, isto com todas as vantagens de autoestima na promoção dos próprios valores, evidenciando a cultura de seus antepassados.

Os Casarões do Roteiro

Casarão Nilo Puntel
Construído em 1917 com porão de pedras irregulares unidas com barro e madeira tirada da mata nativa da localidade. É um exemplo da arquitetura do Vêneto, região norte da Itália.

Casarão Francisco Puntel
Construído em 1915, feito por Francisco Puntel e seus filhos. As tábuas da construção foram retiradas do mato e serradas a mão. No local, encontra-se o Museu da Tia Helena. O acervo expõe objetos usados pelos imigrantes italianos da localidade.

Sementes Cereta
Propriedade que produz feijão preto e industrializa sementes do produto cultivado nas terras da família. Conta com uma cantina de degustação de vinho e bolo de feijão.

Casarão dos Cella
Construção de 1900, feita com pedras e tijolos artesanais, unidos com barro. No interior da casa podem ser observados utensílios que eram utilizados pelos imigrantes italianos. No porão está a cantina, com vinho colonial, queijo e salame para degustação.

Capela La Consolata
A capela foi construída na terra doada por Pedro Piccin e inaugurada em 1919. Na visita ao templo é reproduzido o tiro de morteiro que na época era utilizado para chamar a comunidade para a missa.

Casarão Raminelli
Foi construído por Paulo Valentim Puntel e Mariana Puntel em 1922. Oferece aos visitantes café colonial, ao som de um coral cantando músicas italianas. O casarão conta ainda com venda de produtos coloniais. O visitante pode também andar de carroça.

Casarão da Família Lago

Construída em 1919, apresenta cozinha separada, retratando um costume da época.Na propriedade há também horta e jardins com flores e hortaliças que podem ser adquiridas pelos visitantes.

Rota dos Casarões
Onde: Sobradinho, na Comunidade do Campestre _ 7 km do Centro
Visitação: aberta para grupos de no mínimo 15 pessoas com agendamento
Valor: R$ 40 por pessoa
Informações: (51) 3742-1098, ramal 247, prefeitura de Sobradinho

http://www.sobradinho-rs.com.br/site/

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/radioruralam/2011/10/31/vale-do-rio-pardo-conta-com-as-rotas-caminhos-da-serra-geral-e-dos-casaroes/

Capela La Consolata

Casarão Cella

Casarão Lago

Casarão Puntel

2 comentários:

  1. Bhá que interessante Eder,

    Não sabia que eles estavam organizando uma rota em Sobradinho!

    Maravilha pra ir visitar num feriadinho...

    =)

    ResponderExcluir
  2. É vero, mais aqui: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir