quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abertura do Museu do Holocausto - Curitiba - PR

O primeiro Museu do Holocausto no Brasil abre as portas ao público no último domingo – 12 de fevereiro, em Curitiba. O espaço também presta homenagem aos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial e aos que receberam os sobreviventes no país.

Foram reunidos objetos, documentos e depoimentos de judeus que sobreviveram à perseguição na Europa e vieram reconstruir a vida no Brasil. O museu é divido em salas e cada uma mostra um período da história dos daquele povo.

O espaço mostra ainda como funcionavam os guetos onde os judeus moravam e a moeda própria de um deles, na antiga Tchecoslováquia. Uma das principais peças em exposição veio de Jerusalém. É o fragmento de um exemplar do livro sagrado dos judeus, a Torá, queimado pelos nazistas.

De acordo com a Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, aproximadamente 80 pessoas que sobreviveram ao holocausto reconstruíram a vida no Paraná e 15 ainda estão vivas.

Para conhecer as instalações é preciso agendar um horário no site do museu, que fica na Rua Coronel Agostinho de Macedo, no bairro Bairro Bom Retiro. Não é recomendável a visita de crianças menores de 12 anos.

Fonte da Notícia: http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/02/museu-do-holocausto-inedito-no-brasil-e-inaugurado-em-curitiba.html

Site do Museu: http://www.museudoholocausto.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário