quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Telas Históricas de Piratini - RS

Projeto de Restauração de 8 Obras Históricas – Acervo Museu Histórico Farroupilha Piratini/RS

As obras iconográficas para as quais se propõe a completa restauração, através deste projeto, compõem o acervo do mais significativo Museu Histórico do Rio Grande do Sul – Museu Histórico Farroupilha, localizado na cidade de Piratini.

O conjunto selecionado é formado por pinturas em óleo sobre tela e fotografias retocadas através de técnicas de sensibilidade fotográfica e retoque com pastel seco, produzidas por artistas, com reconhecimento nacional e internacional, dos séculos XVIII e XIX, como Antonio Parreiras, Dakir Parreiras, Guilherme Litran e Helios Seelinger.

Para a seleção destas obras, foram levados em conta os seguintes critérios: importância histórica, estado de conservação e urgência de restauração.

Objetivo geral

Preservar significativa parcela do acervo cultural e artístico que compõe a memória e a história do povo gaúcho.

Objetivos do projeto

  • Restaurar e recuperar oito obras históricas, integrantes do acervo do Museu Histórico Farroupilha, localizado na cidade de Piratini/RS
  • Divulgar e socializar, por meio da web, as etapas de restauração das obras históricas, culminando em uma ação de educação patrimonial;
  • Publicizar e ampliar o conhecimento destas obras através da publicação de um catálogo contendo informações históricas e técnicas, além de dados sobre os artistas.

Importante

Sob a supervisão da Direção e Coordenadoria do Núcleo de Conservação e Restauro do MARGS, a restauração das obras históricas será realizada por profissionais especializados nas dependências do Museu em Porto Alegre.

No link abaixo, o site oficial, a história das obras e vídeos com depoimentos sobre o projeto:

http://telashistoricasdepiratini.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário