segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fazenda Histórica Preservada em Minas Gerais

A Fazenda Paraopeba, que fica entre Conselheiro Lafaiete e São Brás do Suaçuí, deve ser reformada em breve. Na segunda-feira (2) ocorreu a diligência de desapropriação do imóvel que compõe o conjunto arquitetônico da Fazenda Paraopeba. O processo iniciou-se com a declaração de utilidade pública do imóvel, para fins de desapropriação em novembro de 2011. A declaração culminou em uma ação impetrada na 4ª Vara Cível em fevereiro deste ano.

O processo também é fruto do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público Estadual e a empresa Ferrous, que tem como requisito obrigatório a restauração do imóvel que pertenceu ao inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto e sua transformação em um centro de informações sobre a Estrada Real e a Inconfidência Mineira. O imóvel agora será desocupado para o início das obras.

História – A Fazenda Paraopeba foi construída por volta do século XVIII, e recebeu um anexo no final do século XIX. Atualmente, parte dela está em ruínas, aguardando restauro.

Segundo historiadores e especialistas da Inconfidência Mineira, teria sido de propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto. Nos Autos da Devassa, inquéritos que incriminaram os inconfidentes, há referência à essa fazenda com o nome de ‘Fazenda Covão’. Alvarenga Peixoto foi casado com a poetisa Bárbara Heliodora Guilhermina Silveira.


Um comentário: