quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vale dos Vinhedos pode se tornar Patrimônio Cultural

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, poderá se tornar patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, devido a suas belas paisagens e pelo legado deixado pelos imigrantes italianos no Sul do Brasil. O Vale conta com uma área de 81,23 quilômetros quadrados, compreendendo parte dos municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e o Distrito de Vale dos Vinhedos. Foi criado em 1990 e é propriedade do município de Bento Gonçalves.

O deputado Marlon Santos (PDT) foi quem fez a proposta e protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei nesse sentido (PL 44/2012). Marlon explica que a posição geográfica da região é hoje reconhecida na Europa como semelhante à da Itália levando em consideração as condições geológicas, garantindo a qualidade dos vinhos locais.

O parlamentar justifica o projeto registrando que a cultura dos imigrantes está presente nos capitéis e nas capelas, no artesanato, na devoção aos santos, na gastronomia colonial, no dialeto vêneto, na produção de vinho e no cultivo da videira.

Fonte da Notícia: http://www.defender.org.br/rs-podera-ganhar-novo-patrimonio-historico-e-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário