segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fórum das cidades históricas em Santa Maria - RS

A Secretaria do Turismo (Setur) está mobilizando os municípios gaúchos para participarem do 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que acontece de 11 a 14 de abril, em Santa Maria, na região central do Estado. A ação ocorre em uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Setur e a Secretaria Municipal do Turismo.

No Brasil, 173 cidades estão inseridas no PAC Cidades Históricas, sendo que 13 são gaúchas: Antonio Prado, Bagé, Caçapava do Sul, Jaguarão, Rio Grande, Piratini, Pelotas, Novo Hamburgo, São Nicolau, São Miguel, Porto Alegre, Santa Tereza e General Câmara. Com o fórum, a ideia é de que outros municípios que tenham patrimônio histórico possam vir a fazer parte da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul, fundada em março do ano passado, e reflitam sobre a importância do turismo para o desenvolvimento e a promoção desse patrimônio cultural.

O 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que terá palestras, conferências, grupos de trabalhos e apresentação de cases, além de exposições e visitas técnicas aos atrativos turísticos de Santa Maria, tem o objetivo de debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, possibilitando a discussão de estratégias conjuntas de enfrentamento das dificuldades do setor.

A secretária Abgail Pereira estará presente na abertura do evento, às 20h do dia 11, no Theatro Treze de Maio, ao lado do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, e de lideranças do Ministério do Turismo, da Secretaria de Estado da Cultura e representantes dos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual (Iphae) e da Associação Brasileira de Cidades Históricas. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (55) 3217.9415, pelo e-mail cidadeshistoricassm@hotmail.com ou pelo site da Prefeitura.

http://www.santamaria.rs.gov.br/

Fonte da Notícia: http://www.defender.org.br/rs-setur-mobiliza-municipios-para-forum-das-cidades-historicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário