sábado, 16 de agosto de 2014

Oliveira (MG) – Ministério Público proíbe, mas patrimônio histórico é demolido

A cidade de Oliveira é reconhecida por preservar muito da história antiga do município, mas o ‘Casarão da Figuinha’ está ameaçado. A Polícia Militar deparou com a demolição do imóvel e o serviço estava sob a responsabilidade do proprietário de 62 anos.
No local os policiais militares constataram que o imóvel estava completamente demolido, sendo que utilizada uma máquina retroescavadeira, dois caminhões e uma pá carregadeira. A ação dos autores enquadrou-se, em tese, no crime previsto no artigo 62, incisos I e II, da lei 9605/96, devido o imóvel ser tombado na esfera estadual pelo IEPHA, havendo determinação legal por parte do Ministério Público da comarca para que fosse impedida e fiscalizada a provável demolição.
Os dois operadores das máquinas ao avistarem a presença da viatura policial fugiram correndo do local, sendo o proprietário do imóvel e dois motoristas presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia de Polícia.
Os dois caminhões foram removidos para o pátio da secretaria de obras da Prefeitura Municipal de Oliveira e se encontram a disposição da autoridade judiciária.
O proprietário alegou aos policiais que estava apenas limpando a área do lote do imóvel, devido ter recebido uma notificação municipal, removendo dali o mato, entulho e lixo.
Nossa reportagem (Sistema MPA) em contato com a cidade de Oliveira apuramos que a população está dividida. “Esse tinha que ser demolido, já há mais tempo, as pessoas corriam perigo, quando passava perto, para ter preservado as pessoas deveriam ter olhado isso já uns 20 anos atrás e não agora que estava em ruínas, os casarões que estão em estado conservado,esses sim tem que cuidar, não pode deixar chegar ao ponto que esse chegou”, publicou Wagner Roberto na página do facebook do Oliveira em Foco. Por Luciano Eurides
Fonte: Sistema MPA








Fotos: João Belo

Nenhum comentário:

Postar um comentário