quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Igreja em Piracicaba será restaurada com apoio de fiéis e patrocinadores

A igreja Senhor Bom Jesus do Monte, a terceira mais antiga de Piracicaba (SP), será restaurada em comemoração ao aniversário de 95 anos, festejados nesta quarta-feira (6). Com a reforma, o local terá mais conforto e segurança aos fiéis, além da preservação do patrimônio histórico. A previsão de investimento será de cerca de R$ 3 milhões, que serão arrecadados entre devotos e patrocinadores.
Uma empresa de arquitetura foi contratada a pedido do pároco Antônio Célio Costa Francisco para fazer o projeto de revitalização do local. A “Igreja do Bom Jesus", como é chamada pela comunidade, foi tombada como patrimônio histórico da cidade em 2002 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Codepac) de Piracicaba.
De acordo com o arquiteto Moacyr Corsi Júnior, ainda não há uma data para início da obra, mas algumas etapas precisarão ser cumpridas. “Antes de iniciar, a obra passará pelo Codepac, pelo Conselho de Artes Sacra da Diocese e deve ser feita ainda a licitação para, só depois, executar a reforma.”

Reforma do local
A reforma na igreja será realizada nas partes interna e externa. O primeiro trabalho será realizado na fachada do local. A restauração da paróquia irá manter as cores originais do prédio. A praça no entorno será revitalizada e a imagem do Cristo, que foi colocado na paróquia em 1932, será mais iluminado.
Corsi Júnior disse ainda que a ideia da obra é manter o máximo da originalidade do prédio para preservar o patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, melhorar e modernizar a igreja, visando aspectos de segurança e conforto dos fiéis.
“O projeto inicia por meio do restauro do telhado para acabar com os problemas de umidade, que podem ser vistos através das manchas. A segunda etapa será o restauro do forro, que é uma parte delicada e será necessária uma atenção especial”, disse Corsi Júnior.
Ainda segundo o arquiteto, a igreja também será melhorada quanto à acessibilidade e deve ter rampas para facilitar o acesso. Há ainda a instalação de comunicação visual, por meio do braile, bem como reforço na iluminação do local.
Na visão do arquiteto, o maior desafio será fazer toda a reforma sem fechá-la. “Para conseguir manter a igreja funcionando, nós projetamos plataformas que serão usadas para garantir a segurança no trabalho e dos usuários.”

História da igreja
A história da igreja começou no dia 08 de outubro de 1857, data em que o terreno, onde se localiza a Igreja Senhor Bom Jesus do Monte, foi doado por João Antonio de Siqueira. No local já existia uma capela, mas o bispo Conde Dom Barreto, ao ver que a cidade estava crescendo, percebeu a necessidade de criar uma paróquia. Após 62 anos da doação do terreno, a igreja foi benzida e inaugurada em 06 de agosto de 1919.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/08/igreja-em-piracicaba-sera-restaurada-com-apoio-de-fieis-e-patrocinadores.html


Igreja Bom Jesus em Piracicaba será restaurada (Foto: César Fontenelle/EPTV)

























Igreja Bom Jesus em Piracicaba será restaurada (Foto: César Fontenelle/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário