terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Iphan-GO conclui obra de restauro da Casa Enxaimel, em Pilar de Goiás

Trabalhos permitem a preservação do imóvel, tombado como patrimônio cultural
No próximo dia 05 de fevereiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) entrega a obra de restauração e requalificação da Casa Enxaimel, em Pilar de Goiás. A residência está inserida no Conjunto Arquitetônico e Paisagístico tombado pela instituição desde 1954.
As obras, que tiveram investimento de cerca de um milhão de reais foram iniciadas em outubro de 2013. Além da restauração do edifício, os trabalhos também identificaram a pintura original da sanefa (um elemento artístico sobre a porta principal), que agora foi consolidada e reintegrada à residência. A Casa Enxaimel de Pilar de Goiás simboliza a preservação das casas setecentistas, construídas nos antigos arraiais e vilas de todo o Brasil, durante o período colonial. O imóvel possui pouco mais de 100m², mas suas características arquitetônicas revelam parte da rica história das cidades brasileiras que se formaram durante a corrida pelo ouro. 
Pensando na importância da casa como patrimônio cultural brasileiro, um de seus ambientes será reservado para a implementação de um espaço de memória, aberto à visitação. Os trabalhos realizados durante a obra também foram acompanhados por uma equipe de arqueologia, que identificou remanescentes do calçamento tradicional do Beco do Jogo de Bola, na esquina da casa. Esse trecho também foi aberto para a cidade, como um registro dos primeiros anos da ocupação de Pilar de Goiás.
A técnica construtiva de “enxaimel”, nome pelo qual ficou conhecido no Brasil o “half-timber”, consiste em uma estrutura de madeiras encaixadas, cujos vãos são preenchidos com tijolos ou taipa. Alguns estudiosos remontam a origem desta técnica ao período medieval, predominantemente na Alemanha, mas presente também em outros lugares da Europa. No Brasil, essas casas foram mais comuns em locais de colonização alemã, como na Região Sul. O exemplar da cidade de Pilar de Goiás tem características que a diferenciam das outras casas construídas na região durante o século XVIII. Nela, o madeiramento é disposto na forma de vários painéis “engradados”, com cada um dos vãos sendo preenchidos com alvenaria de pedra e medindo quase exatos 0,5m².
Participam da entrega representantes da Prefeitura de Pilar de Goiás, do Iphan, além do corpo técnico encarregado dos trabalhos no local. Na ocasião, um Manual de Conservação será entregue com as orientações necessárias para a adequada preservação do bem. Confira aqui o convite.
Crédito foto: Raquel Silva - Construtora Amazonas

Outras informações:
Superintendência do IPHAN em Goiás
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 
Assessoria de Comunicação: Déborah Gouthier 


Nenhum comentário:

Postar um comentário