terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Restauro da Igreja de Ipioca (AL) recebe apoio do Iphan


Na região mais antiga de Maceió, bairro de Ipioca, que já foi um pequeno povoado, será restaurada a Igreja de Nossa Senhora do Ó. A iniciativa é uma parceria entre o poder municipal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (Minc). 
 
A partir do convênio firmado entre as instituições, a Ordem de Serviço da Restauração Arquitetônica já foi assinada para que a obra seja executada em 2015. Com recursos de mais R$ 1,5 milhões, destinados pelo Minc, estão previstos o restauro de todos os elementos construtivos tradicionais e elementos integrados à arquitetura de igreja, além de instalações elétricas e adaptações para acessibilidade, como rampas e plataforma elevatória.
 
A revitalização da Igreja recebeu o apoio da população local. Por isso, com a proposta de fortalecer o diálogo com a sociedade civil, o Instituto pretende usar o conceito de obra aberta ao público, que permite a participação direta da comunidade, possibilitando o acompanhamento e visitação durante o processo de reforma.   
 
O bairro de Ipioca, localizado na Zona Norte da capital alagoana, é datado de 1625. Já a Igreja de Nossa Senhora do Ó não tem uma origem certa, acredita-se que tenha sido construída no ano de 1785 e que tenha sofrido intervenções ornamentais no século XIX; outros atribuem sua construção aos colonizadores holandeses. Tombada, em âmbito estadual e municipal, a edificação possui uma importância paisagística e histórica para a população, preservando suas relações simbólicas e identitárias. 
 
Sua revitalização será um marco, nas comemorações de 200 anos da cidade de Maceió, em dezembro deste ano.


Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18778&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário