segunda-feira, 23 de março de 2015

Unesco aceita candidatura da Pampulha a patrimônio, diz prefeitura

Documentação foi considerada completa; outras avaliações serão feitas. 
Se aprovada nos próximos passos, título pode ser concedido em 2016.


Do G1 MG

Após envio de documentos em dezembro de 2014, a candidatura do complexo arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade foi aceita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O que significa que a documentação foi considerada completa e outros procedimentos avaliativos serão iniciados. Se a avaliação for positiva, o título é concedido. Segundo a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a notícia chegou à prefeitura nesta semana, por meio de documento encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

De acordo com a prefeitura, entre os meses de julho e setembro, é esperada uma comissão da Unesco para avaliar o espaço. O relatório final com o resultado deve ficar pronto em julho de 2016. O documento será apresentado na 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Bonn, na Alemanha.

As construções que fazem parte do projeto de tombamento são: a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa de Baile, o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha) e a Casa Kubitscheck.


Chamado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Conjunto Moderno da Pampulha, o complexo foi construído em 1943 pelo então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitscheck. O tombamento foi feito em 1997, pelo próprio instituto. As edificações no estilo moderno foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx, painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.

O título é concedido a espaços e monumentos que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Em Minas Gerais, fazem parte da lista de patrimônio da Unesco o centro histórico de Ouro Preto e de Diamantina e o Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas.

'Comissão de Gestão' é criada para gerenciar intervenções na Pampulha
Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta quinta-feira (19), a portaria que cria um Comissão de Gestão que irá gerenciar intervenções na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) lidera o grupo de 16 órgãos municipais que integram a comissão. Ações de revitalização estão em andamento. Uma delas, é a obra na Praça Dino Barbieri. Há ainda previsão de restauração da Igrejinha da Pampulha no segundo semestre deste ano. O entorno da Igrejinha deve ganhar nova iluminação e os jardins de Burle Marx têm previsão de serem restaurados de acordo com projeto original.


Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/03/unesco-aceita-candidatura-da-pampulha-patrimonio-diz-prefeitura.html




















A Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igreja da Pampulha, foi a última obra de Niemeyer a ser erguida no complexo arquitetônico (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário