sábado, 21 de março de 2015

Aos 254 anos, igreja de São José vira patrimônio histórico do Amapá

Com sanção, parceiros serão mobilizados para reforma do prédio.
Igreja é a edificação mais antiga do estado e teve apenas uma reforma.


Abinoan SantiagoDo G1 AP
Construída em 1761, a Igreja Matriz de São José de Macapá foi oficialmente tombada em âmbito estadual. O governo do Amapá sancionou a lei que torna o prédio patrimônio histórico. Com 254 anos, a estrutura é a mais antiga do estado e, segundo a Defesa Civil, apresenta desgaste pela falta de reformas. A única restauração no prédio aconteceu há cerca de quatro décadas, conforme a Diocese de Macapá.
A sanção da lei que tomba a Igreja Matriz de São José faz parte de uma mobilização de fiéis, entidades, Diocese de Macapá e autoridades do estado que querem garantir recursos para a restauração do prédio. Com o título de patrimônio histórico, existe maior possibilidade de acesso a recursos de instituições interessadas em investir na estrutura da igreja.
Situada no Centro de Macapá, a Igreja Matriz de São José apresenta paredes tomadas por cupins e marcas de infiltrações causadas pelo tempo e fortes chuvas que atingem a região. As calçadas externas estão deterioradas e até pichações podem ser vistas. A Diocese chegou a retirar o histórico lustre do teto da igreja por causa do risco de queda do objeto.
As falhas na estrutura foram identificadas em 2013 pela Defesa Civil. Além de infiltrações e aparecimento de cupins, os bombeiros constaram o apodrecimento na estrutura de madeira do forro e na cobertura do prédio. Apesar do laudo, o local não foi interditado.
Mesmo sendo tombada oficialmente em âmbito estadual, ainda existe a possibilidade de a igreja ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em âmbito federal. O órgão informou que o processo inicia a partir de um pedido, o que ainda não aconteceu. O benefício de ser reconhecido na esfera da União possibilita o investimento de recursos federais na preservação do prédio.
História
A Igreja Matriz de São José de Macapá foi construída no século XVIII. Ela foi inaugurada em 5 de março de 1761. Foram nove anos de obras. Ela está situada no reconhecido Centro Histórico de Macapá, que abrange a Biblioteca Pública Elcy Lacerda e Largo dos Inocentes.
Durante o período colonial, o prédio tornou-se referência e ponto de encontro. A frente da Igreja Matriz era espaço para rodas de marabaixo, dança tradicional do Amapá.








Igreja de São José foi construída há 254 anos (Foto: Abinoan Santiago/G1)







Área externa da igreja também apresenta infiltrações (Foto: Cassio Albuquerque/G1)








Igreja Matriz fica no Centro de Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário