sexta-feira, 27 de março de 2015

Após 20 anos, Capitólio reabre com mostra de clássicos em Porto Alegre

Após um longo processo de restauração, a Cinemateca Capitólio reabre suas portas nesta sexta-feira (27), dentro da programação do aniversário de Porto Alegre, e no Dia do Cinema Gaúcho. O histórico prédio foi sucesso na época dos cinemas de rua da capital da década de 20. Após fechar as portas, em 1994, começou a ser reformado em 2004 e teve sua reabertura adiada oito vezes. Dez anos depois, retoma as atividades com uma programação especial, que exibirá clássicos de Fellini, Luchino Visconti e Godard.
“É um momento histórico para vida cultural da cidade. Porto Alegre passa a ser uma das poucas cidades do Brasil a ter conseguido preservar um palácio de cinema, como eram chamadas essas salas de exibição que foram construídas com todo o luxo. É um privilégio, não é qualquer cidade, qualquer estado do país, que tem isso”, diz ao G1 Marcus Mello, coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
A cerimônia oficial de inauguração será às 10h30. As atividades ao público começam a partir das 19h. Os participantes poderão visitar o prédio e assistir à sessão inaugural. No programa, serão exibidos o curta-metragem “Início do Fim”, de Gustavo Spolidoro (filmado nas ruínas do prédio), e o longa “Vento Norte”, de Salomão Scliar (primeiro longa-metragem de ficção sonoro realizado no Rio Grande do Sul). A obra foi cedida pelo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que detém a cópia.
Ao longo do fim de semana, 28 e 29 de março, as portas também estarão abertas ao público, com exibições gratuitas de três grandes clássicos do cinema, “A Doce Vida”, de Federico Fellini, “O Leopardo”, de Luchino Visconti, e “Alphaville”, de Jean-Luc Godard (confira a agenda completa abaixo).
A partir de terça (31), a programação muda, com a estreia do premiado "Era Uma Vez na Anatólia", dirigido pelo turco Nuri Bilge Ceylan, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Outros dois títulos gaúchos de animação também ganham sessão: "As aventuras do avião vermelho" (baseado em romance de Érico Veríssimo), de Frederico Pinto e José Maia, e "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.

O novo Capitólio
Além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição de filmes, a obra também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. O restauro foi financiado pela Petrobras, pelo BNDES e pelo Ministério da Cultura, e ainda com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio.

A sala de cinema stadium é equipada com dois projetores 35mm, conta com 164 lugares, além de um espaço reservado a quatro cadeirantes, e terá uma agenda de sessões de cinema permanentes, de terças a domingos, com três horários diários. Mas o Capitólio abrigará ainda uma biblioteca, sala multimídia, cafeteria, salas de pesquisa, espaço para exposições e uma área inteira dedicada à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e do audiovisual.
Nomeado inicialmente como Cine-Theatro Capitólio, localizado na esquina da Borges de Medeiros com Demétrio Ribeiro,  foi inaugurado em 1928. No final dos anos 60, o prédio passou por uma reforma e mudou de nome para Premier. No início da década de 80, sofreu outra remodelação e voltou ao nome original. Encerrou as atividades em 1994, quando foi adquirido pela Prefeitura de Porto Alegre. No ano seguinte, foi declarado Patrimônio Histórico do Município de Porto Alegre. O Estado do Rio Grande do Sul fez o mesmo reconhecimento em 2007.
Cinemateca Capitólio
Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro
Ingressos: R$ 12 (com meia entrada)

Programação
27 de março
10h30 - Cerimônia Oficial de reabertura da Cinemateca Capitólio
19h às 23h - Abertura da Cinemateca para o público,com exibição do curta- Início do Fim, de Gustavo Spolidoro e do longa Vento Norte, de Salomão Scliar.

28 de março
16h - A Doce Vida, de Fellini.
19h - Alphaville, de Godard, seguido de debate com Hélio Nascimento, Goida e Enéas de Souza.

29 de março
17h - O Leopardo, de Visconti.









Cinemateca Capitólio reabre nesta sexta-feira (27) (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)








Com programação especial, Cinemateca Capitólio reabre (Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre)







Prédio fico no Centro Histórico de Porto Alegre (Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre)










Cinema foi fechado em 1994, mas obras começaram em 2004 (Foto: Betina Carcuchinski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário